Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioDestaquesFafe celebra 48º aniversário do 25 de Abril: Conheça o programa.

Fafe celebra 48º aniversário do 25 de Abril: Conheça o programa.

Medalhas de Ouro de Mérito Concelhio serão entregues a Luís Marques Mendes e Parcídio Summavielle, na tradicional sessão solene evocativa da efeméride.

O Município de Fafe vai assinalar o 48º aniversário da Revolução dos Cravos, que terá como ponto alto do programa a tradicional sessão solene evocativa da efeméride, a 25 de Abril, no Teatro Cinema de Fafe.

Com início pelas 11h00, contará com a intervenção de várias personalidades da política local, como os presidentes da assembleia e câmara municipal, e representantes dos partidos políticos com assento na assembleia. Estão previstas distinções a funcionários municipais e a entrega de Medalha de Ouro de Mérito Concelhio a dois ilustres fafenses: Luís Marques Mendes, conhecido advogado, político e comentador, e Parcídio Summavielle, ex-presidente da Câmara Municipal com uma extensa vida política dedicada ao concelho.

A manhã de 25 de Abril começa com alvorada de morteiros (9h00) e o hastear da bandeira (10h00) no edifício dos Paços do Concelho e com o desfile da Fanfarra do Agrupamento de Medelo do CNE. Às 10h30, presta-se homenagem aos combatentes da Guerra Colonial, junto ao monumento evocativo, na Avenida do Brasil.

A tarde reserva, às 15h00, a “XX Marcha da Liberdade”, caminhada promovida pelos Restauradores da Granja, com inauguração do “Trilho de Ribeiros”. O programa do dia encerra com o “Concerto da Liberdade”, no Teatro Cinema, pelas 16h00, de entrada livre. O espetáculo arranca com o projeto musical “Nudus”, composto pelos irmãos Luciana Sousa (piano e voz) e João Sousa (clarinete e voz) que apresentarão “Abril em Flor”. Na segunda parte, Pedro Caldas Costa apresenta “Tons de Abril”, uma performance com duas vertentes ar- tísticas: música e pintura digital.

A agenda comemorativa começa no sábado, dia 23, com o IX Torneio Cidade de Fafe em Veteranos. Nesse dia, é inaugurada no Salão Nobre do Teatro Cinema, às 17h00, a exposição fotográfica e multimédia de “Dias de Liberdade em Portugal” que apresentará uma coleção inédita de Gérald Bloncourt. À noite (21h30), Carlão sobe ao palco do Multiusos de Fafe e a Sala Manoel de Oliveira apresenta, à mesma hora, o filme “Salgueiro Maia – O Implicado”, de Sérgio Gracindo. Com sessões também no dia 24 de abril, o filme apresenta o retrato daquele que é considerado o herói e símbolo do 25 de Abril de 1974.

No domingo, dia 24, às 17h00, a Arcada será palco para a apresentação oficial do Grupo Feminino de Jogo do Pau do Centro Cultural e Recreativo da Juventude de Cepães. À noite realiza-se o concerto com Guitarra e Contrabanda, promovido pela Associação Arco Santo Ovídio, com canções de Zeca Afonso.

A 30 de abril, o programa termina com o concerto “Como a Música, LIVRES!”, pela Academia de Música José Atalaya, envolvendo pais e alunos para cantar Abril. O concerto, com orquestra, coros e ensembles, tem lugar no Teatro Cinema, às 21h30.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes