Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
No menu items!
- Anúncio - spot_img
spot_img
InícioDestaquesFafe celebra 48º aniversário do 25 de Abril: Conheça o programa.

Fafe celebra 48º aniversário do 25 de Abril: Conheça o programa.

Medalhas de Ouro de Mérito Concelhio serão entregues a Luís Marques Mendes e Parcídio Summavielle, na tradicional sessão solene evocativa da efeméride.

O Município de Fafe vai assinalar o 48º aniversário da Revolução dos Cravos, que terá como ponto alto do programa a tradicional sessão solene evocativa da efeméride, a 25 de Abril, no Teatro Cinema de Fafe.

Com início pelas 11h00, contará com a intervenção de várias personalidades da política local, como os presidentes da assembleia e câmara municipal, e representantes dos partidos políticos com assento na assembleia. Estão previstas distinções a funcionários municipais e a entrega de Medalha de Ouro de Mérito Concelhio a dois ilustres fafenses: Luís Marques Mendes, conhecido advogado, político e comentador, e Parcídio Summavielle, ex-presidente da Câmara Municipal com uma extensa vida política dedicada ao concelho.

A manhã de 25 de Abril começa com alvorada de morteiros (9h00) e o hastear da bandeira (10h00) no edifício dos Paços do Concelho e com o desfile da Fanfarra do Agrupamento de Medelo do CNE. Às 10h30, presta-se homenagem aos combatentes da Guerra Colonial, junto ao monumento evocativo, na Avenida do Brasil.

A tarde reserva, às 15h00, a “XX Marcha da Liberdade”, caminhada promovida pelos Restauradores da Granja, com inauguração do “Trilho de Ribeiros”. O programa do dia encerra com o “Concerto da Liberdade”, no Teatro Cinema, pelas 16h00, de entrada livre. O espetáculo arranca com o projeto musical “Nudus”, composto pelos irmãos Luciana Sousa (piano e voz) e João Sousa (clarinete e voz) que apresentarão “Abril em Flor”. Na segunda parte, Pedro Caldas Costa apresenta “Tons de Abril”, uma performance com duas vertentes ar- tísticas: música e pintura digital.

A agenda comemorativa começa no sábado, dia 23, com o IX Torneio Cidade de Fafe em Veteranos. Nesse dia, é inaugurada no Salão Nobre do Teatro Cinema, às 17h00, a exposição fotográfica e multimédia de “Dias de Liberdade em Portugal” que apresentará uma coleção inédita de Gérald Bloncourt. À noite (21h30), Carlão sobe ao palco do Multiusos de Fafe e a Sala Manoel de Oliveira apresenta, à mesma hora, o filme “Salgueiro Maia – O Implicado”, de Sérgio Gracindo. Com sessões também no dia 24 de abril, o filme apresenta o retrato daquele que é considerado o herói e símbolo do 25 de Abril de 1974.

No domingo, dia 24, às 17h00, a Arcada será palco para a apresentação oficial do Grupo Feminino de Jogo do Pau do Centro Cultural e Recreativo da Juventude de Cepães. À noite realiza-se o concerto com Guitarra e Contrabanda, promovido pela Associação Arco Santo Ovídio, com canções de Zeca Afonso.

A 30 de abril, o programa termina com o concerto “Como a Música, LIVRES!”, pela Academia de Música José Atalaya, envolvendo pais e alunos para cantar Abril. O concerto, com orquestra, coros e ensembles, tem lugar no Teatro Cinema, às 21h30.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
53SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes