Domingo, Setembro 26, 2021
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InicioDestaquesFafe em risco 'máximo' de incêndio e sob aviso amarelo devido ao...

Fafe em risco ‘máximo’ de incêndio e sob aviso amarelo devido ao calor

Serviço Municipal de Proteção Civil emitiu um aviso à população, recomendando a "adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o concelho de Fafe em risco “máximo” de incêndio e sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O risco “máximo” de incêndio vigora a partir desta segunda-seira e prolonga-se pelo menos até quarta-feira. Já o aviso amarelo, devido ao tempo quente, vigora desde as 12h00 desta segunda-feira até às 17h00 de terça-feira.

Segundo o IPMA, prevê-se para os próximos dias em Fafe um aumento da temperatura para valores superiores a 30ºC, devendo atingir valores superiores a 35ºC a partir de segunda-feira; acompanhado de vento fraco a moderado, sendo moderado a forte nas terras altas (até 45 km/h), em especial entre o final da tarde e o meio da manhã, e com humidade relativa do ar com valores inferiores a 30% e com fraca recuperação noturna.

Esta segunda-feira, as temperaturas máximas no concelho de Fafe deverão atingir os 37º, sendo a mínima de 18º.

O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Fafe emitiu um aviso à população em que alerta para o agravamento das condições meteorológicas para o risco de incêndio para os próximos dias.

O SMPC de Fafe “recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução”.

O SMPC lembra que é proibido fazer queimadas extensivas e queima de amontoados, bem como utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.

É ainda proibido fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais, e lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

Está também proibido fumigar ou desinfestar apiários, exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas, e usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo.

É obrigatório usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FansCurti
0SeguidoresSeguir
53SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever
- Anúncio -spot_imgspot_img
- Anúncio - spot_img

Artigos Recentes