Quinta-feira, Setembro 28, 2023
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioDestaquesGabinete fafense 'arq&art' distinguido em prémio de arquitetura com projeto 'Afonso 360'

Gabinete fafense ‘arq&art’ distinguido em prémio de arquitetura com projeto ‘Afonso 360’

Módulo foi criado em estrutura metálica com revestimento a espelho. Acolhe projeto que leva visitantes a conhecer a história e o património de Guimarães através de realidade virtual.

O gabinete fafense ‘arq&art – arquitetura.engenharia’, composto pelos arquitetos Gil Soares e Edgar Costa, e o engenheiro Tiago Ribeiro, foi distinguido nos Prémios Lusófonos de Arquitetura e Design de Interiores 2022/2023.

Em ex aequo com outro gabinete, receberam o ‘bronze’ na categoria de arquitetura, subcategoria “Equipamento Cultural – pequenas dimensões”, com o projeto “Afonso 360”, que está disposto no espaço envolvente dos Paços dos Duques de Bragança, em Guimarães.

A construção do módulo esteve a cargo da empresa AlfaSteel Construções Metálicas Lda., sediada em Fafe. O projeto foi encomendado pela empresa VRecreation – Virtual Recreation, cujo CEO é Marco Génio.

“Foi um projeto idealizado em apenas dois dias, pois havia a urgência de mostrar a proposta na Câmara Municipal de Guimarães. O módulo, criado em estrutura metálica com revestimento a espelho, permite uma integração no espaço de modo a que a envolvente reflita no edifício e minimize a sua presença”, explica o arquiteto Gil Soares.

“Os elementos decorativos exteriores remetem-nos, simbolicamente, para o espaço onde se insere, nomeadamente os Paços dos Duques e o Castelo de Guimarães. A ideia também foi não estragar a beleza arquitetónica da cidade, incutindo uma nova dinâmica formal e futurista“, acrescenta.

Inaugurado a 24 de junho, ‘dia um’ de Portugal, o projeto despertou a atenção dos mais curiosos. O módulo com assinatura fafense acolhe o projeto pioneiro “Afonso 360”, que permite a interação do público com a história e o património vimaranenses, através de ferramentas inovadoras e tecnológicas, designadamente óculos de realidade virtual. Num pequeno vídeo, com a duração aproximada de oito minutos, é feita, de modo real e científico, a recriação da Batalha de São Mamede.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes