Quinta-feira, Julho 25, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioDestaquesGabinete fafense 'arq&art' distinguido em prémio de arquitetura com projeto 'Afonso 360'

Gabinete fafense ‘arq&art’ distinguido em prémio de arquitetura com projeto ‘Afonso 360’

Módulo foi criado em estrutura metálica com revestimento a espelho. Acolhe projeto que leva visitantes a conhecer a história e o património de Guimarães através de realidade virtual.

O gabinete fafense ‘arq&art – arquitetura.engenharia’, composto pelos arquitetos Gil Soares e Edgar Costa, e o engenheiro Tiago Ribeiro, foi distinguido nos Prémios Lusófonos de Arquitetura e Design de Interiores 2022/2023.

Em ex aequo com outro gabinete, receberam o ‘bronze’ na categoria de arquitetura, subcategoria “Equipamento Cultural – pequenas dimensões”, com o projeto “Afonso 360”, que está disposto no espaço envolvente dos Paços dos Duques de Bragança, em Guimarães.

A construção do módulo esteve a cargo da empresa AlfaSteel Construções Metálicas Lda., sediada em Fafe. O projeto foi encomendado pela empresa VRecreation – Virtual Recreation, cujo CEO é Marco Génio.

“Foi um projeto idealizado em apenas dois dias, pois havia a urgência de mostrar a proposta na Câmara Municipal de Guimarães. O módulo, criado em estrutura metálica com revestimento a espelho, permite uma integração no espaço de modo a que a envolvente reflita no edifício e minimize a sua presença”, explica o arquiteto Gil Soares.

“Os elementos decorativos exteriores remetem-nos, simbolicamente, para o espaço onde se insere, nomeadamente os Paços dos Duques e o Castelo de Guimarães. A ideia também foi não estragar a beleza arquitetónica da cidade, incutindo uma nova dinâmica formal e futurista“, acrescenta.

Inaugurado a 24 de junho, ‘dia um’ de Portugal, o projeto despertou a atenção dos mais curiosos. O módulo com assinatura fafense acolhe o projeto pioneiro “Afonso 360”, que permite a interação do público com a história e o património vimaranenses, através de ferramentas inovadoras e tecnológicas, designadamente óculos de realidade virtual. Num pequeno vídeo, com a duração aproximada de oito minutos, é feita, de modo real e científico, a recriação da Batalha de São Mamede.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes