O Campeonato do Mundo de Enduro arranca esta sexta-feira, em Fafe, desenrolando-se por várias freguesias do concelho, até domingo, 7 de abril.
Pelas 20h00 desta sexta-feira, terá início a Super Test, num percurso de dois quilómetros desenhado no parque da cidade, um prólogo que promete “espetáculo”, com os pilotos a partiram dois a dois.
No sábado, os pilotos arrancam para a Cross Test, junto ao Passadouro, em Estorãos; enfrentam a Enduro Test, em Monte e Queimadela, num local que já recebeu a prova do Nacional; e percorrem as margens do rio Vizela até à Extreme Test, no Alto do Sabugal, em Revelhe. Cada volta, de cerca de 60 quilómetros, será percorrida três vezes em cada dia (sábado e domingo), num total de quase sete horas. O ‘paddock’ está instalado na Praça das Comunidades.
A prova conta com cerca de 100 pilotos inscritos, entre os quais três portugueses, sendo cerca de 30 os países representados. A cerimónia de entrega de prémios está prevista para as 16h00 de domingo, na Praça das Comunidades.
Com o apoio do Município de Fafe, a organização está a cargo da Prime Stadium e da Associação Cultural e Desportiva Natureza Alternativa, que convida o público a vir aplaudir os melhores do mundo da modalidade.
A prova de Fafe corresponde à 1ª jornada pontuável para o Campeonato do Mundo de Enduro de 2024, que depois de Portugal prossegue na Roménia, Itália, Eslováquia, País de Gales e termina em França.