O Município de Fafe acolheu, esta terça-feira, uma sessão de formação sobre empreendedorismo local promovida pela CCDR-N, no âmbito do Plano de Capacitação Financeira da Região Norte, em parceria com o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros.
Segundo comunicado da autarquia, na sua intervenção, o presidente da Câmara de Fafe, Antero Barbosa, destacou o investimento municipal que está a ser orientado estrategicamente para tornar Fafe um território mais competitivo e diferenciado, capaz de atrair investimento, fixar empresas e criar emprego.
“Criámos, recentemente, um Gabinete de Apoio ao Empresário, que tem como missão apoiar projetos empreendedores. Estamos disponíveis para ajudar os novos empresários e todos aqueles que decidam investir no nosso território”, acrescentou.
Beraldino Pinto, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, referiu que o objetivo de sessões como esta “é criar uma rede de pessoas interessadas nos aspetos da vida financeira da população”.
Na sua intervenção, Inês Drumond, vice-presidente da CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, destacou que aquilo que se pretende com estas ações formativas descentralizadas é “desenvolver esforços no âmbito da literacia financeira e do mercado de capitais, garantindo a estabilidade financeira e a proteção do investidor”.
Nesta sessão, os participantes tiveram oportunidade de receber informações dos vários oradores convidados, designadamente sobre como construir uma empresa, os aspetos fiscais na criação e atividades das empresas e ainda sobre soluções de financiamento, capital de risco e crowdfunding.