Domingo, Outubro 1, 2023
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioCulturaPaulo Moreira e António José Novais apresentam livro "As Fafeiras"

Paulo Moreira e António José Novais apresentam livro “As Fafeiras”

Resultado da investigação sobre o processo migratório de jovens mulheres para trabalharem na seca do bacalhau.

Paulo Moreira e António José Novais apresentaram, na quinta-feira, o seu novo livro “As Fafeiras”, que retrata o processo migratório de jovens mulheres, oriundas de algumas freguesias do norte do concelho de Fafe, para a Gafanha da Nazaré, para trabalharem na seca do bacalhau. 

O livro retrata, numa perspetiva antropológica e sociológica, um movimento migratório que era desconhecido para a generalidade dos fafenses e que vem acrescentar conhecimento à história local.

A sessão de apresentação, no âmbito da Festa do Emigrante, contou com a presença do Secretário de Estado das Comunidades, Paulo Cafôfo, que elogiou o trabalho de pesquisa dos dois autores, assim como o empenho do Município de Fafe na defesa e promoção da identidade, tradições e história locais.

A obra de investigação estende-se por mais de 330 páginas, explicando a origem do nome Fafeira e aquele movimento migratório de jovens mulheres entre 1946 e 1996, contando numa segunda parte com o depoimento de mais de uma centena de Fafeiras, que os autores pretendem assim homenagear. O livro conta com prefácio de Pompeu Martins e posfácio de José Ribeiro.

Depois da apresentação da obra, seguiu-se a exibição do filme “Erosão” inspirado na obra de Miguel Torga, “Terra Firme”, que é resultado de um projeto comunitário homónimo que tem a comunidade fafense como protagonista, envolvendo mais de 200 participantes e duas dezenas de instituições.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes