A Procissão dos Santos Passos, promovida pela Paróquia de Santa Eulália de Fafe, volta a sair às ruas da cidade de Fafe, na tarde do próximo domingo, depois de dois anos de interregno por causa da pandemia.
“Como não podia deixar de ser, o flagelo da guerra na Ucrânia e a súplica pela paz, marcam esta manifestação de fé que incluirá um quadro alusivo a este drama que marca os nossos dias”, avança a paróquia, em comunicado.
44 jovens envergarão uma t-shirt branca onde se vê a bandeira da Ucrânia com a inscrição “por um milhão de ucranianos” e transportarão símbolos alusivos à paz.
“A Ucrânia é habitada por 44 milhões de pessoas e queremos, com este quadro, afirmar a solidariedade, a comunhão e a proximidade a cada uma delas, ao mesmo tempo que rogamos ao Deus da paz que conceda quanto antes a paz àquele país”, refere a paróquia.
Além deste quadro inicial, integram a procissão 31 quadros bíblicos com 200 catequizandos de Fafe e Fornelos, para além dos andores e respetivas bandeiras e guiões próprios desta procissão.
Os escuteiros de Fafe e Fornelos, a fanfarra Bombeiros Voluntários de Fafe, a Banda de Música de Golães também integram esta procissão, que terá como pregador o P. Nuno Ventura (sacerdote passionista) e a presidir, debaixo do pálio com o santo lenho, o P. Luís Baeta, pároco no Arciprestado de Fafe.
Três sermões em momentos e lugares diferentes ajudarão cada um a viver esta catequese quaresmal que é organizada pela Paróquia de Fafe, com o trabalho de dianteira a ser levado a cabo pela Confraria do Santíssimo Sacramento.
Percurso: A procissão dos Santos Passos sairá da Igreja Matriz pela Rua João Crisóstomo para a Rua João XXIII até aos correios, onde virará para a rua dos Combatentes da Grande Guerra, depois pela Maximino de Matos até à Praça José Florêncio Soares. Depois do Sermão do Encontro, segue pela Rua Ferreira de Castro até à rotunda da ‘Sãozinha’, seguindo pela Praça 25 de Abril, Rua Montenegro até ao cruzamento com a Rua António Cândido, onde segue em direção à Igreja Matriz.