Segunda-feira, Maio 27, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioDestaquesPrograma “Cientista regressa à escola” promove literacia científica em Fafe (C/FOTOS)

Programa “Cientista regressa à escola” promove literacia científica em Fafe (C/FOTOS)

Aproximar as crianças da ciência, aumentar a literacia científica e a capacidade de reflexão são os objetivos da iniciativa.

O programa educativo “Cientista regressa à escola” chegou a Fafe e está a promover a literacia científica junto dos mais novos, através da interação com cientistas que estudaram na sua escola e agora regressam para partilharem a sua experiência profissional.

A iniciativa, implementada pela Native Scientists com o apoio do Município de Fafe, arrancou na última segunda-feira, na Escola Básica de Silvares S. Martinho e na Escola Básica São Jorge.

A sessão contou com a cientista fafense Vera Costa, que falou às crianças do 4º ano sobre a sua experiência profissional como farmacêutica toxicológica. Explicando o significado de vários símbolos que podem encontrar em produtos que têm em casa, alertou para os efeitos que estes podem causar caso não adotem comportamentos de segurança e cuidado no manuseamento.

Tendo como principal objeto de estudo o coração, partilhou depois com os mais pequenos como funciona este “motor do nosso organismo”, possibilitando que estas sentissem nas mãos um coração de porco, observando a sua anatomia e semelhanças ao órgão humano responsável por bombear o sangue para todo o corpo, numa experiência que entusiasmou as crianças.

Estreitar a relação entre a ciência e a sociedade, combater as desigualdades educativas e promover a literacia científica junto das crianças são os principais objetivos deste programa educativo, contribuindo para a desmistificação do trabalho de um cientista, pela aproximação deste aos mais novos.

A vereadora da Educação da Câmara de Fafe, Paula Nogueira, marcou presença nas primeiras sessões e sublinhou a natureza inovadora deste projeto ao trazer de volta cientistas fafenses que começaram o seu percurso enquanto crianças e alunos nas escolas de Fafe. Reforçou ainda que este projeto serve como um “complemento à educação das crianças, permitindo que estas tenham novas experiências e contacto com o mundo da ciência”.

O “Cientista regressa à Escola” no dia 11 de março, para sessões nas escolas básicas de Arões S. Romão e Arões Stª. Cristina, com a colaboração do cientista Leandro Freitas. No dia 22 de abril será a vez das escolas básicas de Medelo e de Moreira de Rei receberem a cientista Carla Silva.

“Já estamos na terceira edição do projeto e o nosso propósito é levar os cientistas de regresso à escola para falarem um bocadinho do seu meio de trabalho, aproximar as crianças da ciência, aumentar a literacia científica e a capacidade de reflexão. E também dar uma aula num formato não formal de maneira mais prática, ajudando a desenvolver outras aptidões como a curiosidade e o espírito crítico dos mais pequenos”, explicou Beatriz Amado, Community Manager da Native Scientists.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes