O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Fafe registou 15 ocorrências no concelho, entre as 00h00 e as 12h30 deste sábado, relacionadas com as condições meteorológicas adversas, que se fizeram sentir com chuva e vento forte.
Segundo o ponto de situação feito pela Proteção Civil, foram registadas 6 ocorrências relacionadas com queda de árvores, quatro de cheias, quatro de movimentos de massa/deslizamento de terras e pedras, e uma inundação.
As ocorrências mais significativas em curso deixaram cinco vias interditas. Devido a cheias, estão interditas: a Rua do Bairro, São Gens, ligação entre a Zona Industrial do Socorro e São Gens; a CM 1648, Fafe, ligação entre o lugar de Calvelos e Fornelos; a Rua Padre João, Travassós, ligação entre Travassós e Vinhós, e a Rua Sra. Do Bonfim, Golães, ligação entre Bouças e São Gidos.
Já devido a movimentos de massa, está interdita a Rua da Eira Velha, Calcões, na União de Freguesias de Monte e Queimadela. Parte do lugar de Calcões encontra-se sem acesso por via automóvel (única via de acesso a 5 edificações habitadas). Neste momento os meios no local (SMPC, PM, Unidades Orgânicas do Município e Junta de Freguesia) encontram-se a proceder a trabalhos de remoção das terras e pedras para desimpedimento da via.
Na resolução das ocorrências que têm sido registadas estão mobilizadas diversas entidades, desde logo o Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Fafe, Polícia Municipal e GNR. Entre as entidades intervenientes contam-se ainda as Unidades Orgânicas do Município (Divisão de Gestão do Espaço Público, entre outras), Unidades Locais de Proteção Civil, Juntas de Freguesia, E-Redes, Meo-Altice e Infraestruturas de Portugal.