O público do Rally de Portugal teve um “comportamento exemplar” em Fafe, tanto em questões de segurança como ambientais, numa edição que se revelou “um enorme sucesso”, louvou Parcídio Summavielle.
O vereador responsável pelos ralis sublinhou, na reunião do executivo municipal desta segunda-feira, que Fafe tem “sempre uma responsabilidade acrescida, por causa da ‘power stage’ e porque temos muito mais público, e isso traz uma dificuldade maior”, mas a prova foi “um sucesso”.
“O público comportou-se de forma extraordinária. Não vi ninguém que não estivesse bem colocado. Foi um enorme sucesso a todos os níveis, com muita gente, e a GNR fez um trabalho excepcional, tornou mais fácil o acesso aos troços, o que ajudou muito”, afirmou.
Parcídio Summavielle deixou um agradecimento ao público, “pelo comportamento do ponto de vista da segurança, que foi exemplar, mas também pelo exemplo que deu do ponto de vista dos resíduos, que sempre ficam e que são muitos quando se juntam multidões”.
“Na manhã seguinte, exceptuando o segundo salto, em que é impossível dada a dimensão da festa, em todo o resto do percurso, as pessoas deixaram o lixo em sacos, e isso à margem da estrada para que fosse mais fácil recolher”, referiu.
O agradecimento foi também para os funcionários empenhados na limpeza, que permitiram fazer toda a recolha do lixo até à quarta-feira seguinte à prova.
O presidente da câmara também manifestou satisfação por ver, na viagem de regresso, “os montes limpos apesar de toda a ocupação” a que leva o evento.