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Rally de Portugal com impacto recorde na economia nacional de 153,7 milhões de euros, indica estudo

Organização assegura que este é “o maior evento desportivo e turístico do país”.

A edição deste ano do Rally de Portugal, disputada em maio, nas regiões Norte e Centro, gerou um impacto recorde na economia nacional de mais de 153,7 milhões de euros, um aumento de 12,5 milhões face à edição de 2019, que antecedeu a pandemia covid-19.

Os dados são avançados por um estudo elaborado pelo Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR) – Universidade do Algarve, que avalia anualmente o impacto económico do evento do Automóvel Club de Portugal.

“Além de ser um dos mais emblemáticos ralis do mundo, o Vodafone Rally de Portugal continua a potenciar a Economia nacional como nenhum outro evento”, refere o ACP.

O estudo aponta para uma receita fiscal direta para o Estado superior a 18 milhões de euros, o que para a organização detalha o impacto de um “evento inigualável” no território nacional, com o Estado a resgatar 24% do impacto económico direto da prova.

Foto: Paulo Pacheco / ACP

“A despesa direta gerada no rali, formada pelos gastos conjuntos de adeptos (residentes e visitantes), equipas e organização, ascendeu a 76 milhões de euros, mais 3,6% do que em 2019. Deste valor, mais de 78% (59,9 milhões de euros) foi gerado por adeptos não residentes, o que ilustra os fluxos turísticos de espectadores portugueses e estrangeiros originados pelo evento. Com efeitos na Balança Turística, mais de metade (54,4 %) da despesa direta teve origem em adeptos ou equipas não residentes em Portugal, cujos gastos em território nacional promovem receitas por incoming que, segundo o estudo, asseguram “a realização de exportações no valor absoluto de 39.552.876 euros” (mais de 39,5 milhões de euros)”, referem em comunicado.

Cerca de 1 milhão de espetadores assistiu ao vivo à prova do ACP, e entre estes mais de 273 mil oriundos de países como Espanha, França, Reino Unido, Finlândia, Itália, Suécia, Irlanda, Alemanha, Polónia ou Estónia, entre outros. Em média, os turistas estrangeiros que visitaram o rali permaneceram quase três noites em Portugal (2,75 noites), com 86% a mostrarem vontade de regressar ao país no Verão e 63% no Inverno. Um indicador que, segundo o estudo da Universidade do Algarve, “deve ser tomado como exemplo no âmbito da promoção e animação em turismo em benefício das economias, populações e empresas”.

Foto: Joao da Franca / ACP

Desde que regressou ao calendário do WRC, em 2007, ano em que começou a ser analisado de forma científica pela Universidade do Algarve, o Rally de Portugal já registou 1.563,9 milhões de euros de retorno económico para o país, numa perspetiva agregada, dá ainda nota o ACP.

“Tal permite concluir que, no conjunto dos impactos, o WRC Vodafone Rally de Portugal 2022 não só retoma como faz crescer as dinâmicas económicas existentes nas edições pré-pandemia COVID-19. Esta perspetiva agregada do contributo do WRC Vodafone Rally de Portugal para a economia do turismo nacional é de todo assinalável e acredita-se que inigualável por nenhum outro evento desportivo e/ou turístico regularmente organizado em território nacional”, conclui o estudo.

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