O Club Alfa — Movimento Juvenil de Regadas lançou, esta semana, mais um número da Revista Alfa, que reúne vários projetos educativos em que a associação esteve envolvida nos últimos anos.
“Numa altura em que o sistema de ensino está em discussão e todos os caminhos apontam para um novo sistema de atuação, o CLUB ALFA considerou importante reunir todos os projetos desenvolvidos em parceria com o programa OTL do IPDJ e afirmar o propósito da criação de uma estrutura, a Academia Club Alfa, como um local ideal para que em parceria com Escolas, Autarquias e o envolvimento das famílias, os alunos/jovens possam desenvolver as suas atividades no âmbito da Autonomia e Flexibilidade ou criar e aplicar os seus projetos”, referem, em comunicado.
A nova edição da Revista Alfa pode ser consultada no site do Club Alfa e apresenta cinco projetos educativos aos leitores.
O ‘Museu do Trabalho Rural de Regadas’ faz um passeio pelas principais atividades desempenhadas pela população como a agricultura, a resina, serradores e carpinteiros, pastorícia, moleiros e costureiras. Um trabalho manufaturado que sustentava a população antes do surgimento das fábricas que vão absorver a maior parte dos trabalhadores e iniciar a melhoria de condições de vida.
‘Hospital dos Pequenitos’, um projeto de informação de primeiros socorros, ensina noções básicas até um encaminhamento para os serviços de saúde locais.
‘Pintar a Felicidade’ já entra no campo das necessidades especiais e afirma-se sobretudo como um auxiliador inicial para quem tem de lidar com pessoas com PHDA (Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção).
‘Festival@RTES’ e Cozinh@distância são dois projetos mais recentes e são fruto da adaptação aos tempos da pandemia. O primeiro dá resposta ao envolvimento dos mais jovens para a criação artística e o segundo procurou ser uma mais-valia na arte da culinária.