Têm-se multiplicado, nos últimos dias, as campanhas de recolha de bens essenciais a favor do povo ucraniano, promovidas por várias instituições e população fafense.
O Município de Fafe tem em curso uma campanha de recolha, enquadrada numa concertação de esforços entre os 8 municípios da Comunidade Intermunicipal do Ave, e que está aberta à sociedade civil, entidades públicas e privadas da região do Ave que queiram solidarizar-se.
A Cruz Vermelha de Fafe (das 9h00 às 13h00 e das 14h0 às 17h00) e a COOPFAFE (7h30 às 19h00) são os dois pontos de recolha.
Entre os bens necessários destacam-se produtos de higiene pessoal, medicamentos, leite para bebé, fraldas descartáveis, lanternas, pilhas, baterias portáteis, esteiras de campismo, roupa interior térmica, sacos cama, entre outros.
A Junta de Freguesia de Quinchães, a Junta de Freguesia de Fornelos e a Junta de Freguesia de Arões Santa Cristina também estão a recolher bens de primeira necessidade, nas suas sedes.
O Leo Club de Fafe também está a organizar uma recolha de bens, na sede do Lions Clube de Fafe, na Rua Guerra Junqueiro, sexta-feira entre as 17h00 e as 19h00, e sábado das 10h00 às 17h00.
A Associação ‘Ama a Vida’ vai recolher este fim de semana, nos supermercados Eleclerc e Intermarché de Fafe, bens alimentares com grande validade, medicamentos, material médico, produtos de higiene e sacos-cama. Segundo a associação, todos estes bens serão recolhidos e armazenados na Transnós, em Fafe, que será responsável pelo seu transporte até ao destino.
A Paróquia de Fafe informou estar a colaborar e a apoiar a recolha de bens essenciais para a Ucrânia, numa campanha encabeçada por uma família ucraniana que reside há vários anos em Fafe que, com o envolvimento de pessoas e instituições, fará chegar os bens recolhidos à fronteira da Polónia com a Ucrânia. Todos os que quiserem ajudar podem fazer as suas entregas em todas as igrejas da Paróquia de Fafe e Fornelos, nas missas do sábado e domingo, dia 5 e 6 de Março.