Segunda-feira, Março 20, 2023
No menu items!
- Anúncio - spot_img
spot_img
InícioDesportoApresentado Rally Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras...

Apresentado Rally Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto

Prova começa com superespecial noturna na cidade de Fafe e prossegue sábado e domingo com mais 16 classificativas.

Pelo segundo ano consecutivo, a edição 2023 do Rally Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto, que vai para a estrada de 10 a 12 março, será a prova de abertura do Europeu e do Campeonato de Portugal de Ralis, com um programa de 17 classificativas em três dias que promete grande animação nestes cinco concelhos das regiões do Minho e de Trás-Os-Montes.

É, também, o quarto ano consecutivo que figura no calendário da segunda competição de ralis mais importante da FIA, tendo adquirido um estatuto de referência graças ao trabalho e empenho conjuntos da Demoporto (Clube de Desportos Motorizados do Porto) e das cinco autarquias que o recebem.

Em termos gerais, a estrutura é muito idêntica à da edição transata, surgindo como única novidade, a nível de classificativas, a introdução de uma segunda “especial” no concelho de Boticas, designada por Boticas/Vale do Tâmega (9,64 km).

 “Procuramos, desportivamente, um traçado que seja do agrado dos pilotos e das equipas, mas não está a ser de todo fácil, em termos de budget, assegurar os montantes necessárias que permitam suportar os custos associados a um evento desta dimensão. Há regiões bastante conhecidas por fazerem parte, historicamente, do Mundial de Ralis, mas Boticas, por exemplo, neste projeto desde o início, possui território com potencial para vislumbrar novos horizontes a nível internacional, ao passo que as restantes, como Fafe, Felgueiras ou Cabreira, dispensam apresentações”, comentou Carlos Cruz, presidente do Demoporto.

Para Parcídio Summavielle, vereador da Câmara de Fafe e mentor da organização de ralis,  é um orgulho para Fafe, e não só, integrar o calendário do Europeu de Ralis pela quarta época consecutiva.

“Acho que as Câmaras de Fafe, de Felgueiras, de Boticas, de Vieira do Minho e de Cabeceiras de Basto estão de parabéns por terem sido capazes de oferecer, nos últimos dois anos, condições que convenceram o promotor a apostar neste rali. Se olharmos para o atual calendário do ERC, verificamos que a maior parte dos eventos estão vinculados a países, como os Ralis da Polónia, da Letónia, da República Checa e da Hungria, ou a grandes territórios, como o Rali da Escandinávia. E é motivo de grande orgulho, nós, cinco regiões de pequena dimensão, ombrearmos com essas organizações nacionais, o que enaltece o trabalho de qualidade que fazemos em parceria com a Demoporto.

“Aliás, importa dizer que não foi nada fácil, após três anos de contrato, manter o rali este ano no Europeu, obrigando, tanto ao Demoporto como as cinco câmaras, a um investimento altíssimo e um enorme esforço para não desperdiçar o capital acumulado ao longo dos três anos anteriores”, anotou.

Segundo Parcídio Summavielle, há desafios pela frente, de modo a salvaguardar, em termos de futuro, a continuidade do rali no calendário do FIA-ERC.

“Para esta edição foi estabelecido um acordo de patrocínio com a Lingote – empresa local que integra um dos líderes mundiais da área de alumínios – que ainda não é para o naming da prova, mas no futuro há que encontrar outros parceiros privados para projetar ainda mais o rali. O contributo financeiro das câmaras revela-se insuficiente para garantir o orçamento e teremos que recorrer cada vez mais aos privados”, afirmou.

“Outro dos desafios que temos pela frente é voltar a trazer o público, depois dos dois anos de pandemia e das más condições climatéricas verificadas no ano transato, em grande número às classificativas. Este ano haverá diversos motivos de interesse na abertura do Europeu e do Campeonato de Portugal de Ralis e um deles, por exemplo, será a participação do Craig Breen, piloto irlandês da Hyundai que irá disputar o nosso campeonato com a Hyundai Portugal e na semana passada esteve à frente do Rali da Suécia até ao último dia. Direi que está tudo preparado, em cada um dos cinco concelhos, para receber bem as pessoas e proporcionar-lhes uma ótima estadia no rali”, concluiu.


ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
53SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes