A Autoridade Regional de Saúde do Norte emitiu um comunicado a desaconselhar “com efeitos imediatos” a realização de eventos, festas ou jantares que promovam a aglomeração de pessoas, na região Norte.
A ARS-N lembra que “independentemente do cumprimento integral de todas as medidas de saúde pública preconizadas, o risco de transmissão de infeção por SARS-CoV-2, durante eventos, é real e não pode ser anulado”.
“Qualquer evento, independentemente da sua natureza, contribuindo para a agregação de pessoas, constitui, no contexto da situação epidemiológica atual, um risco acrescido para a Saúde Pública”, adverte a ARS-N.
Assim, apela a que “todos aqueles que pretendem realizar eventos durante a pandemia, ainda que nos limites do enquadramento legal, ponderem o risco a que se estão a submeter, assim como aos demais participantes, tendo a responsabilidade de aplicar as medidas de redução de risco e de cumprir, promover e garantir o cumprimento da legislação vigente aplicável”.
No caso do aparecimento de sintomas deve ser contactado o Centro de Contacto do SNS 24 (808 24 24 24), e dado cumprimento às medidas de prevenção e controlo determinadas pelas autoridades de saúde territorialmente competentes.