O poeta Artur Ferreira Coimbra vai fazer uma primeira apresentação da sua nova obra “Abril, Terra de Amar”, no Festival Literário de Bragança, este sábado, 25 de maio, pelas 15h00, a convite da Academia de Letras de Trás-os-Montes.
Trata-se de uma antologia de poemas e textos sobre o 25 de Abril e a Liberdade, editada pela Labirinto, com prefácio de Pompeu Miguel Martins e capa de Daniel Gonçalves, sobre uma criação original de Gil Soares.
Segundo o autor, os textos cobrem um arco temporal de quase meio século, desde 1976 à actualidade e servem como testemunho pessoal neste ano em que se comemoram festivamente os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
Fica assim coligido num único volume o melhor dos poemas dispersos pelos livros que foi editando, bem como em antologias e colectâneas em que participou. A oportunidade serviu também para voltar a alguns poemas recuperados de jornais e que nunca foram inseridos em obras poéticas do autor, a que se juntam quatro inéditos escritos já neste ano celebrativo.
“Poemas de diferentes momentos, de distintas oficinas textuais, mas sempre com o propósito identitário de cantar e amar a terra de Abril”, descreve o autor, garantindo que o livro “será oportunamente apresentado em Fafe”.