Poeiras vindas de África, devido a um “fluxo de sul induzido pela depressão Célia”, estão a deixar o céu carregado e ‘pintado’ com tons de castanho, esta terça-feira, o que já se faz notar em Fafe.
Segundo o IPMA, as poeiras em suspensão, oriundas do norte de África, atingiram a Península Ibérica prevendo-se que persistam até ao fim do dia 17, quinta-feira.
Numa nota publicada esta terça-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirma que está a ocorrer, em Portugal continental, o “transporte de poeiras” devido a “um fluxo de sul induzido pela depressão Célia”.
“Os efeitos mais visíveis são a alteração da cor do céu visto que as poeiras estão normalmente acima da superfície, embora dependendo da sua concentração possam atingir níveis mais baixos com implicações na qualidade do ar e possíveis impactos na saúde. Também é possível ocorrer a deposição das poeiras através da precipitação, esta situação é mais provável na região Sul nos dias 15 e 16 de março”, lê-se na nota publicada.
A página ‘Meteo Trás os Montes – Portugal’ já tinha avançado que a “irrupção de poeiras africanas” se iria fazer sentir em especial entre hoje e quarta-feira, anotando que “caso haja precipitação, haverá chuva de lama”.
“A qualidade do ar irá sofrer um agravamento considerável, as pessoas mais sensíveis a este tipo de fenómeno devem ter cuidados redobrados, se possível evitar a exposição ao ar livre”, lê-se na publicação daquela página de meteorologia.
