O concelho de Fafe volta a ser palco do Rally de Portugal, no próximo fim de semana, este ano em dose dupla. A passagem pelo troço de Montim, no sábado, junta-se à já habitual classificativa de Fafe, no domingo, com a passagem dos pilotos no Confurco e no mítico ‘salto da Pedra Sentada’ a serem especiais pontos de atração dos aficionados do desporto automóvel.
Recorde-se que, no domingo, a última passagem pela classificativa de Fafe decorre, como habitual, em regime ‘power stage’, marcando o final da prova.
A lista de inscritos é a maior lista da época do WRC até ao momento, segundo anunciou a organização, a cargo do Automóvel Club de Portugal, sendo composta por 69 equipas de 22 nacionalidades. Encabeçam a lista três campeões do mundo e sete antigos vencedores da prova, que prometem trazer emoção a 15 concelhos do país, em 22 especiais de classificação desenhadas num total de 337,04 quilómetros cronometrados.
Este ano Montim regressa ao itinerário da prova, no sábado, 11 de maio. Com percurso igual ao da edição de 2022, o troço terá três zonas espetáculo onde o público poderá acompanhar a evolução dos concorrentes. Em termos de horários, a primeira passagem está marcada para as 09h05 e a segunda às 15h35.
Na classificativa de Fafe, no domingo, a primeira passagem decorre às 8h35 e a segunda às 12h15, esta última em regime de ‘power stage’, marcando o final da prova.
O Rally de Portugal, que vai para a estrada esta quinta-feira, inaugura a fase de terra europeia do WRC, sendo a quinta prova do calendário do Campeonato do Mundo e a quarta do Campeonato de Portugal de Ralis, que como é habitual, vai atribuir as suas pontuações no final da etapa de sexta-feira (10 de maio).