O Dia Mundial da Luta Contra o Cancro foi assinalado em Fafe, esta segunda-feira, com uma iniciativa que desafiou a população a fazer cinco quilómetros a nadar ou a caminhar.
Segundo o Município de Fafe, a ação simbólica, que promoveu a prática de atividade física como forma de combate ao cancro, contou com a participação de mais de meia centena de pessoas.
O ‘Desafio 5km a nadar’ decorreu na piscina municipal, enquanto o ‘Desafio 5km a caminhar’ levou os participantes a uma caminhada a partir do parque da cidade.
Recorde-se que esta é uma iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro, da qual a Liga Portuguesa Contra o Cancro é “full member” desde 1983. O Dia Mundial do Cancro foi criado em 2000 e celebra-se anualmente a 4 de fevereiro. As ações simbólicas realizadas em todo o mundo pretendem consciencializar, melhorar a educação e promover a ação pessoal e coletiva na luta contra o cancro.
“A incidência de cancro tende a aumentar em todo o mundo. Morrem, anualmente, cerca de 10 milhões de pessoas por cancro, o equivalente à população de Portugal. Os especialistas estimam que, se nada for feito, em 2030 as mortes por cancro atinjam 13 milhões de pessoas. No entanto, mais de um terço dos casos de cancro pode ser evitado. Outro terço pode ser curado se detetado precocemente e tratado adequadamente“, alerta a Liga Portuguesa Contra o Cancro.