Terça-feira, Outubro 19, 2021
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InicioDestaquesFafe assinalou o 111º aniversário da Proclamação da República

Fafe assinalou o 111º aniversário da Proclamação da República

O Município de Fafe celebrou, neste 5 de Outubro, o 111º aniversário da Proclamação da República.

Depois do desfile da Fanfarra dos Escuteiros de Antime, foi hasteada a bandeira no edifício dos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional interpretado pela Orquestra de Fafe.

Seguiu-se uma conferência, “Em nome do Povo – Revolução, Justiça e Lei”, no Teatro Cinema de Fafe, com a participação dos Professores Doutores Laborinho Lúcio (Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça; doutor Honoris Causa em Ciências da Educação pela Universidade do Minho e membro eleito da Academia Internacional da Cultura Portuguesa), José Carlos Miranda (Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais de Braga da Universidade Católica Portuguesa e Investigador do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL)) e Micaela Ramon (Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho e investigadora do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM)). A mesa redonda foi moderada por Maria de la Salete Anjos, Jurista e Inspetora no Núcleo de Investigação Criminal da Segurança Social.

Segundo a autarquia, a atividade integrou o Ciclo de Conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária”, uma iniciativa incluída no projeto âncora “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, que está a ser desenvolvida pelo Consórcio Minho Inovação, que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave.

“Para estas conferências são convidadas personalidades académicas com trabalho de investigação de grande relevo na área em análise – Identidade Cultural do Minho. A organização pretende, além de fornecer aos participantes os conteúdos sobre os temas propostos, promover para uma experiência identitária do território, através da dinamização de um momento cultural ligado a cada uma das conferências”, explicam, em comunicado.

O presidente da Câmara de Fafe, Raul Cunha, explicou na ocasião que “este Ciclo de Conferências, que tem vindo a percorrer os 24 municípios do Minho, visa valorizar um olhar inovador sobre a herança cultural do Minho rememorada no feminino, enquanto sociedade de forte tradição matriarcal, propiciando uma narrativa congregadora de saberes e valores identitários que importam estudar, conhecer, cuidar, preservar, valorizar e divulgar”.

As comemorações do 5 de Outubro terminaram com uma corrida de cavalos a passo travado na Rua Ângelo Medon.

Foto: CMF

Foto: CMF

Foto: CMF


Álbum fotográfico das comemorações para ver aqui

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FansCurti
0SeguidoresSeguir
54SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever
- Anúncio - spot_img

Artigos Recentes