Sob o mote “A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás”, o Município de Fafe celebrou, esta terça-feira, o Dia Internacional das Cidades Educadoras, data que procura tornar visível o compromisso com a educação enquanto ferramenta política de transformação social.
As Cidades Educadoras são cidades regidas pela inclusão e a igualdade de oportunidades, pela justiça social, pela equidade, pela diversidade. As comemorações em Fafe iniciaram com o hastear da Bandeira Cidade Educadora nos Paços do Concelho, e a interpretação do Hino Nacional das Cidades Educadoras, pela Academia de Música José Atalaya.
O presidente da câmara, Antero Barbosa, dirigiu-se às crianças, agradecendo o momento que proporcionaram: “Cantaram que a nossa cidade é uma cidade de pessoas livres, de pessoas solidárias, que não deixa ninguém para trás. Isso não pode ser o papel só de uma pessoa, é algo que nos toca a todos. Portanto, contamos com a vossa ajuda para construirmos uma cidade e um mundo melhor para todos”.

Durante o dia, em várias escolas do concelho, decorreram sessões de sensibilização “O que é uma Cidade Educadora”. Já no Teatro Cinema, os alunos do pré-escolar e do básico, tiveram oportunidade de assistir à peça “Viagem à Terra Prometida” .
Nas redes sociais do município foi divulgado um vídeo sobre uma história de sucesso de reintegração profissional e reflexões da população sénior relativamente aos Princípios das Cidades Educadoras.
Em comunicado, Pompeu Martins, vereador da Educação, explica que “o concelho de Fafe integra a Rede de Cidades Educadoras, assumindo o compromisso com uma educação inclusiva e de qualidade, assegurando que este direito possa efetivar-se sem discriminação, não deixando ninguém para trás,e reforçando o importante trabalho educativo exercido por escolas e famílias”.
“O Direito à Educação é tido como promotor do desenvolvimento humano, social e económico das pessoas e das comunidades e como elemento fundamental para atingir um desenvolvimento sustentável, uma cidadania ativa e uma paz duradoura”, conclui.
