Quinta-feira, Abril 18, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioDestaquesFafe dá "passo importante" no processo de certificação dos entrançados de palha

Fafe dá “passo importante” no processo de certificação dos entrançados de palha

O Município de Fafe deu um “passo importante” no processo de certificação dos entrançados de palha, ao receber parecer positivo por parte da Comissão Consultiva para a Certificação de Produções Artesanais Tradicionais. 

Este órgão, presidido pelo IEFP, integra representantes de mais de dez entidades públicas e privadas relacionadas com as áreas da cultura e da economia, formação profissional, artes e ofícios, competindo-lhe a análise e emissão de pareceres relativos aos pedidos de registo de produções artesanais tradicionais a certificar.

“Apresentámos o pedido de certificação dos entrançados da palha em agosto do ano que terminou, submetemos à Comissão Consultiva para a Certificação de Produções Artesanais Tradicionais e o conselho diretivo concedeu parecer positivo ao caderno de especificações, que apresentámos”, começou por explicar a vereadora da Cultura da Câmara de Fafe, Paula Nogueira, na última reunião do executivo municipal. 

“É um passo muito importante, porque vai permitir-nos fazer a formalização e oficialização desta certificação, que vai acrescentar valor a esta arte tradicional e popular, que passa a beneficiar depois de uma chancela própria”, referiu.

Foto: Arquivo/Expresso de Fafe.

Segundo a vereadora, o documento apresentado, que mereceu aprovação, apresenta “muito rigor e implicou um trabalho de pesquisa e de fundamentação, feito pelos técnicos do município dos serviços da divisão da Cultura e do Turismo, com recurso a fontes e trabalho de investigadores da área da etnografia, antropologia, sociologia e da história”.

“Teve uma mais valia: fomos capazes de apresentar também os caminhos de inovação e sustentabilidade para esta arte tradicional, quer com a arte nas suas derivadas, quer também com potencial de desenvolvimento e exploração do ponto de vista económico, o que concede amplitude e valor a esta arte da nossa tradição. É uma dignificação. São boas notícias”, concluiu.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes