Domingo, Maio 19, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioDestaquesFafense da Agência Espacial Europeia desafiou jovens a serem "astronautas por um...

Fafense da Agência Espacial Europeia desafiou jovens a serem “astronautas por um dia”

Competição nacional vai selecionar 30 estudantes, dos 14 aos 18 anos, do ensino básico e do ensino secundário, para voarem e experienciarem condições de microgravidade.

Hugo Costa, natural de Fafe e membro da direção da Agência Espacial Europeia, desafiou os alunos fafenses a serem “astronautas por um dia”, numa sessão de divulgação de uma competição nacional que vai selecionar estudantes para “voarem e experienciarem condições de microgravidade”.

A sessão de divulgação da “Iniciativa Zero-G Portugal – Astronauta Por Um Dia” foi promovida esta semana pelo pelouro da Educação do Município de Fafe, no Auditório do Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira, numa iniciativa que contou com a presença de mais de uma centena de alunos dos diversos agrupamentos de escolas do concelho e da Escola Profissional de Fafe.

O concurso assume-se como uma competição nacional que vai selecionar 30 estudantes, dos 14 aos 18 anos, a nível nacional e ilhas, do ensino básico e do ensino secundário, para voarem e experienciarem condições de microgravidade. O voo de gravidade zero está marcado para 3 de setembro na Base Aérea de Beja, onde os finalistas terão oportunidade de experimentar a sensação sentida pelos astronautas que vivem no Espaço, a bordo de um avião num voo parabólico de gravidade zero.

Foto: Município de Fafe.

Hugo Costa perspetiva para esta nova edição da competição “um número muito maior de candidaturas” do que o ano transato, que recebeu 500 candidaturas. “Esta iniciativa (pioneira a nível internacional), inspirou e serviu para que vários países em toda a Europa tenham procurado manter contacto com Agência Espacial Portuguesa para aprenderem com a experiência nacional, no sentido de fazerem uma parceria alargada e uma competição a nível europeu”, explica, citado no comunicado da autarquia.

Esta segunda edição conta de novo com a colaboração da Força Aérea Portuguesa, do Centro Ciência Viva, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

A competição simula todo o processo de seleção de astronautas que é levado a cabo pelas diversas agências internacionais, estando organizada em quatro fases eliminatórias que avaliarão as diversas valências dos candidatos, com testes lógicos, físicos e momentos que põem à prova a sua capacidade de comunicação.

Os alunos finalistas terão ainda a oportunidade de durante um ano se tornarem embaixadores da Agência Espacial Portuguesa e contarem a experiência vivenciada em diversos estabelecimentos escolares.

As candidaturas à “Iniciativa Zero-G Portugal- Astronauta Por Um Dia” estão abertas até 10 de março e podem ser submetidas em www.zerogportugal.pt, onde pode ser consultado o regulamento.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes