A freguesia de Fornelos celebrou o Dia Mundial da Bolota, na última sexta-feira, em parceria com a Confraria Ibérica da Bolota, com o objetivo de sensibilizar e divulgar o potencial deste fruto para a nossa alimentação.
A iniciativa, dedicada a crianças e famílias, começou com uma recoleção de bolotas pelos carvalhais de Fornelos, seguida de um piquenique partilhado.
Durante a tarde, já com cerca de 60 quilos de bolota colhidos, os participantes puseram “a mão na massa”, com o processamento da bolota — envolvendo a sua seleção, lavagem, secagem e moagem — e a confecção de bolachas e pão a partir da farinha da bolota, bem como uma infusão de bolota para acompanhar.
O evento contou com a presença de José Luís Araújo, Grão-Mestre da Confraria Ibérica da Bolota, que partilhou receitas e potencialidades deste fruto seco, sublinhando a sua versatilidade e valor nutritivo. O vereador do Ambiente da Câmara de Fafe, Raul Cunha, também marcou presença na iniciativa.
O dia terminou com um jantar de degustação de receitas à base de bolota, que incluiu um hambúrguer feito à base de bolota, bem como pão, tostas, patês e uma sobremesa.
David Fernandes, presidente da Junta de Freguesia de Fornelos e confrade da Confraria Ibérica da Bolota desde a sua fundação, fez um balanço positivo desta comemoração e avançou a intenção de promover mais iniciativas em torno da bolota, em Fafe.
“O objetivo é mostrar que há um potencial grande da bolota e do carvalhal de Fafe, não só através da bolota, mas também do turismo, podendo ambos potenciar o concelho a nível económico”, sublinhou o autarca.