Quarta-feira, Março 29, 2023
No menu items!
- Anúncio - spot_img
spot_img
InícioCulturaHistoriador fafense Daniel Bastos apresentou em Paris 2ª edição de livro dedicado...

Historiador fafense Daniel Bastos apresentou em Paris 2ª edição de livro dedicado às comunidades portuguesas

O historiador fafense Daniel Bastos apresentou, na quinta-feira, 6 de outubro, junto da comunidade portuguesa em Paris, a segunda edição do seu livro “Crónicas – Comunidades, Emigração e Lusofonia”.

Esta segunda edição da obra foi revista e aumentada, reunindo mais de duas centenas de crónicas que o historiador Daniel Bastos tem escrito nos últimos anos na imprensa de língua portuguesa no mundo.

A apresentação decorreu no salão Eça de Queirós, no Consulado Geral de Portugal em Paris, que se encheu de emigrantes, lusodescendentes, empresários, dirigentes associativos, autoridades consulares e órgãos de informação da diáspora.

Foto: Daniel Bastos

A apresentação esteve a cargo de Paulo Pisco, deputado eleito pelo Círculo da Europa, que destacou o livro como “um trabalho extraordinário que compila pedaços dispersos da memória dos portugueses no mundo”, lê-se em comunicado.

Nesta segunda edição da obra, prefaciada por Luís Marques Mendes, o escritor e historiador revela o “empreendedorismo, as contrariedades, a resiliência e a solidariedade das comunidades portuguesas, a riqueza do seu movimento associativo, e as enormes potencialidades culturais, económicas e políticas que as mesmas representam nas pátrias de acolhimento e de origem”.

Segundo o autor, ao longo deste e do próximo ano estão previstas várias sessões de apresentação do livro junto das comunidades portuguesas. A segunda edição da obra, com capa do mestre-pintor Orlando Pompeu, deveu-se ao mecenato de empresas e instituições da diáspora que partilham uma visão de responsabilidade social e um papel de apoio à cultura.

Historiador, professor e autor de vários livros que retratam a história da emigração portuguesa, Daniel Bastos é atualmente consultor do Museu das Migrações e das Comunidades, sediado em Fafe, e da rede museológica virtual das comunidades portuguesas, instituída pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
53SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes