O Serviço de Cardiologia do Hospital Senhora da Oliveira Guimarães iniciou, na quarta-feira, a atividade do seu Laboratório de Hemodinâmica e a realização de cateterismos cardíacos.
Em comunicado, o hospital sublinha que “este tipo de exames é fundamental na avaliação de doentes com patologia cardíaca“. “É utilizado principalmente no estudo invasivo da anatomia coronária, para identificação das lesões obstrutivas que são responsáveis, por exemplo, pelos sintomas de dor torácica na angina de peito ou no enfarte do miocárdio. Quando indicado, é possível proceder à intervenção nestas lesões, através de uma angioplastia”, explicam.
Uma mulher de 68 anos, natural de Fafe, foi a primeira utente a realizar exames nesta nova unidade, aquando da abertura, esta quarta-feira.

Recorde-se que o Laboratório de Hemodinâmica estava concluído desde 2018, fruto de um investimento de cerca de dois milhões de euros, angariados pela Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Hospital Senhora da Oliveira, mas aguardava autorização para funcionar.
Para o HSOG, o início de funcionamento de mais esta valência “demonstra a força da rede das instituições do SNS que, quando alinhadas, são capazes de pôr de lado diferenças e disponibilizar os recursos ao serviço das populações, com proximidade, qualidade e segurança”.
De acordo com o hospital, a abertura deste serviço decorre de “um trabalho conjunto na procura de soluções, desenvolvido ao longo dos últimos meses, sob a liderança da Direção Executiva do SNS, com a colaboração técnica da Coordenação Nacional das Doenças Cardiovasculares da DGS, do INEM e da ARS Norte, aproximando e desenvolvendo o espírito de colaboração entre os profissionais do Serviço de Cardiologia do Hospital de Guimarães (HSOG) e o Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga, no interesse dos utentes”.