O Município de Fafe vai iniciar, na próxima semana, a distribuição de armadilhas para combater a proliferação da vespa velutina, vulgarmente designada de vespa asiática.
O objetivo passa por implementar uma rede de armadilhas em todo o concelho e com a colocação destas dispositivos “limitar o impacto desta espécie invasora, permitindo a captura de vespas, nomeadamente, e numa fase inicial, a captura de vespas fundadoras”.
A ação decorre no âmbito da candidatura “Deteção e Combate à espécie exótica invasora vespa velutina na Comunidade Intermunicipal do Ave” do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
A implementação das armadilhas será efetuada em três fases, sendo que se pretende envolver os apicultores (1ª fase), juntas de freguesia e Serviço de Vigilância Ambiental do Município (2ª fase) e associações, coletividades e grupos de voluntários (3ª fase).
“O objetivo é proceder à sua colocação nas proximidades de apiários, em zonas com um registo histórico de maior aparecimento de ninhos e noutros locais em que se justifique a sua instalação”, explica o município, em comunicado.
A primeira fase contempla os apicultores com apiários ativos, sendo entregue um dispositivo por apiário. A distribuição acontece na segunda-feira, dia 4 de abril, e na quinta-feira, dia 7, junto do Serviço Municipal de Proteção Civil, na Zona Industrial do Socorro.