Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
No menu items!
- Anúncio - spot_img
spot_img
InícioDestaquesMunicípio de Fafe distribui armadilhas para combate à vespa asiática

Município de Fafe distribui armadilhas para combate à vespa asiática

Colocação dos dispositivos pretende limitar o impacto desta espécie invasora.

O Município de Fafe vai iniciar, na próxima semana, a distribuição de armadilhas para combater a proliferação da vespa velutina, vulgarmente designada de vespa asiática.

O objetivo passa por implementar uma rede de armadilhas em todo o concelho e com a colocação destas dispositivos “limitar o impacto desta espécie invasora, permitindo a captura de vespas, nomeadamente, e numa fase inicial, a captura de vespas fundadoras”.

A ação decorre no âmbito da candidatura “Deteção e Combate à espécie exótica invasora vespa velutina na Comunidade Intermunicipal do Ave” do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

A implementação das armadilhas será efetuada em três fases, sendo que se pretende envolver os apicultores (1ª fase), juntas de freguesia e Serviço de Vigilância Ambiental do Município (2ª fase) e associações, coletividades e grupos de voluntários (3ª fase).

“O objetivo é proceder à sua colocação nas proximidades de apiários, em zonas com um registo histórico de maior aparecimento de ninhos e noutros locais em que se justifique a sua instalação”, explica o município, em comunicado.

A primeira fase contempla os apicultores com apiários ativos, sendo entregue um dispositivo por apiário. A distribuição acontece na segunda-feira, dia 4 de abril, e na quinta-feira, dia 7, junto do Serviço Municipal de Proteção Civil, na Zona Industrial do Socorro.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
53SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes