Terça-feira, Abril 16, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioCulturaMúsica, teatro, comédia, gastronomia e turismo animam agenda de março em Fafe

Música, teatro, comédia, gastronomia e turismo animam agenda de março em Fafe

A agenda cultural de fevereiro em Fafe vai ficar marcada pela continuidade do programa comemorativo do centenário do Teatro Cinema de Fafe, pelas comemorações do Dia da Proteção Civil, do Dia da Mulher, Fins de Semana Gastronómicos e a presença em feiras de turismo, foi hoje anunciado.

No âmbito do centenário do Teatro Cinema de Fafe, destaque para o espetáculo de música erudita «Pluris Ensemble», na noite de 2 de março, e o ciclo “Os bebés vão ao Teatro”, no sábado seguinte, com as inscrições a decorrer na Biblioteca Municipal de Fafe.

Convergindo com a efeméride de nascimento de Camilo Castelo Branco, o Teatro Passos d’Alegria apresenta a peça “O Morgado de Fafe em Lisboa”, em duas sessões, a 16 (21h30) e 17 de março (15h30), estando os bilhetes disponíveis na Loja Interativa de Turismo. Segue-se um espetáculo de comédia, “Monólogos do Pénis”, com Ricardo Castro e Ricardo Carriço, no dia 22. A programação do mês termina com o conceituado e carismático músico português, David Fonseca, a 30 de março, com a tour dos 25 anos de carreira. Os bilhetes para estes espetáculos estão disponíveis na ticketline.

Foto: Arquivo/Expresso de Fafe.

Dia Mundial da Proteção Civil assinalado com programa diversificado

O Município de Fafe, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, vai promover no mês de março as Comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil. Do programa, destaque para a exposição de meios e equipamentos de Proteção Civil e ações de sensibilização, previsto para todo o dia de 1 de março, na Escola EB Padre Joaquim Flores, em Revelhe. No dia seguinte, às 10h00, será realizada a apresentação pública da Unidade Local de Proteção Civil de Moreira do Rei e Várzea Cova, a terceira a ser criada no concelho. À tarde, segue-se a sessão pública de apresentação do Programa “Aldeia Segura – Pessoas Seguras”, uma ação de sensibilização e um exercício prático, na Aldeia de Vila Pouca (Moreira do Rei).

No dia 6 de março, o programa segue com uma Exposição e Ações de Sensibilização – “A Proteção Civil nas Comunidades Locais”, no Polidesportivo de Agrela. Segue-se um Briefing do Centro de Coordenação Operacional Sub-Regional do Ave – ANEPC. Nos dias 11, 12, 13 e 14 de março, decorrerá, na Escola Secundária de Fafe, um Mass Training de Suporte Básico de Vida. Na manhã de 15 de março, o Auditório da Câmara Municipal acolhe a 1ª Conferência de Proteção Civil – “O Papel do Cidadão e das Freguesias na Proteção Civil”. O encerramento das comemorações acontece a 12 de abril, com a apresentação Pública da Unidade Local de Proteção Civil de Travassós, na sede da Junta de Freguesia de Travassós.

Dia da Mulher comemorado com documentário sobre o papel da mulher 

“O Que Podem As Palavras” é um retrato íntimo, na primeira pessoa, das extraordinárias “Três Marias”: Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, que em 1972 publicaram o livro “Novas Cartas Portuguesas”, imediatamente banido pela polícia política e as escritoras foram “julgadas por crimes contra a moral”, dando origem a uma onda de protestos por todo o mundo em solidariedade com as Três Marias. “O Que Podem as Palavras” é um filme atual e de extrema relevância no ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril e, por isso, o Município de Fafe convida toda a comunidade a assistir a este documentário, no dia 8 de março, na Sala Manoel Oliveira, a partir das 21h00. A entrada é livre.

Fins de Semana Gastronómicos

Entre os dias 15 e 17 de março, a Câmara de Fafe associa-se à iniciativa “Fins de Semana Gastronómicos”, promovida pelo Turismo Porto e Norte de Portugal. Vários restaurantes do concelho aderiram ao evento para promover a Vitela Assada à Moda de Fafe. A jóia da coroa gastronómica de Fafe, a par com o vinho verde e os doces regionais, poderá ser apreciada nos restaurantes “A Cabana”, “A Desportiva”, “Adega Popular”, “Aldeia do Pontido”, “Casa de Pasto Reis”, “Desigual”, “Dom Egas”, “Feira Velha”, “Porto Seguro”, “Quinta das Vinhas” e “Vice Versa”. Segundo o município, estão ainda contemplados pacotes de oferta turística com alojamentos e experiências incluídas.

Município de Fafe presente na Feira de Nanterre, em França

Depois de marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, o Município de Fafe vai participar na Feira de Nanterre, em França, de 22 a 24 de março, para promover o concelho junto da diáspora portuguesa. “O certame regista todos os anos a visita milhares de franceses, portugueses e luso-franceses para ver, rever, recordar e saborear o que de melhor se faz em Portugal. Serão três dias de divulgação dos eventos, produtos locais e contacto permanente com a vasta comunidade emigrante”, referem, em comunicado. A feira realiza-se no Espace Chevreul e é organizada pela Associação Recreativa e Cultural de Originários de Portugal (Arcop de Nanterre), reunindo vários municípios com o objetivo de divulgar o melhor de cada território junto da comunidade portuguesa e francófona.

Programação da Biblioteca Municipal

Do habitual programa de atividades da Biblioteca Municipal, destaque este mês de março para a Mostra Documental “A idade não é a que a gente tem, mas a que a gente sente”, de Gabriel Garcia Marquez, a exposição “Mulheres de Abril somos!” do Movimento Democrático de Mulheres e a Conferência “A vida das mulheres durante o fascismo e as conquistas da Revolução de Abril de 1974”, com a participação de Mariana Silva (Conselheira Nacional do MDM).

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes