Segunda-feira, Novembro 17, 2025
No menu items!
- Anúncio - spot_img
spot_img
InícioDestaquesNovo executivo municipal reuniu-se pela primeira vez esta quinta-feira

Novo executivo municipal reuniu-se pela primeira vez esta quinta-feira

Reuniões voltam a realizar-se às quintas-feiras, às 10h00, com periodicidade quinzenal.

Realizou-se esta quinta-feira, 30 de outubro, a primeira reunião de câmara do novo mandato, com o novo elenco camarário, resultante das últimas eleições autárquicas. 

O presidente da Câmara, Antero Barbosa, iniciou a sessão saudando todos os que compõem o executivo municipal, nomeadamente os que pela primeira vez assumem funções.

Recorde-se que o executivo municipal é agora composto pelo presidente e mais oito vereadores: cinco eleitos pelo PS — Parcídio Summavielle, Paula Nogueira, Pompeu Martins, Helena Lemos e Francisco Lemos —, dois da coligação ‘Por Fafe, Sempre’  — Rui Novais da Silva e Clara Paredes de Castro — e, pela primeira vez, uma vereadora do Chega, Daniela Oliveira.

Entre os pontos da ordem de trabalhos, foi aprovada a delegação de competências no presidente da câmara, a fixação em cinco do número de vereadores em regime de tempo inteiro e a calendarização das reuniões da câmara para este mandato de 2025-2029.

Reuniões voltam a realizar-se às quintas-feiras, às 10h00

As reuniões do executivo municipal, que no último mandato decorriam, com periodicidade quinzenal, às segundas-feiras, pelas 17h00, vão voltar a realizar-se às quintas-feiras, às 10h00.

“Experimentámos durante algum tempo as segundas-feiras às 17h00, mas por conveniência dos serviços e pela organização interna, a quinta-feira revela-se mais apropriada”, justificou Antero Barbosa.

Rui Novais da Silva, líder da coligação ‘Por Fafe, Sempre’, lamentou a decisão, defendendo que o horário anterior permitia à oposição mais tempo para analisar a documentação, vendo esta mudança como um “passo atrás na liberdade” que era dada à oposição”, que considera ser “um dos sinais do resultado [eleitoral]”.

A propósito, Rui Novais da Silva aproveitou esta primeira reunião de câmara para comentar o discurso de tomada de posse de Antero Barbosa, considerando que foi “mais um exercício de retórica do que uma verdadeira afirmação de liderança e visão para o futuro de Fafe”, por “não apresentar planos concretos, metas mensuráveis e compromissos reais”.

Maioria absoluta não é poder absoluto“, referiu, prometendo uma “oposição exigente, firme e vigilante, que não deixará passar em branco promessas vagas nem decisões mal explicadas”. 

Em resposta, Antero Barbosa disse orgulhar-se das palavras que proferiu na tomada de posse e registar que o líder da oposição “não fez a leitura correta dos resultados”, mantendo o “discurso que apregoou na campanha eleitoral e os fafenses não ouviram”.

Rejeitada proposta para transmissão em direto das reuniões de câmara 

Clara Paredes de Castro, eleita pela coligação ‘Por Fafe, Sempre’, desejou ao executivo que este seja um “mandato arrojado, baseado nos grandes valores da liberdade e democracia”, e avançou que vão apresentar na próxima reunião uma proposta para que aquelas reuniões sejam “transmitidas em direto, seguindo a ideia de transparência e proximidade”.

A proposta virá a votação, mas o presidente da câmara adiantou já que será rejeitada, mantendo a posição defendida há quatro anos, quando o PSD apresentou essa mesma proposta.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Artigos Recentes