As circunstâncias da pandemia da covid-19 vão condicionar, mas não impedir a celebração da solenidade do Corpo de Deus, considerada a maior festa da Paróquia de Santa Eulália de Fafe.
Pelo segundo ano em tempo de pandemia, é apresentado um programa com os condicionalismos necessários, que deixa de fora algumas tradições — como a procissão, que este ano não se realiza — mas que não deixa de aliar a dimensão celebrativa à de teor cultural, sublinha a paróquia.
Segundo o programa divulgado, a festa do Corpo de Deus arranca a 31 de maio, com um momento de oração Mariana e eucarística, na Igreja Nova de S. José, respeitando as regras já conhecidas e que terá transmissão em direto na Fafe Tv.
A 1 de junho, a Igreja Nova de S. José recebe uma conferência, pelas 21h00, com a presença do Padre João Torres, pároco de Guizande (São Miguel), Priscos (São Tiago) e Tadim (São Bartolomeu), no arciprestado de Braga, descrito como “o sacerdote que pensa o que sente e fala do que pensa” e que se dedica à pastoral prisional.
Na quarta-feira, 2 de junho, pelas 21h00, o Teatro Cinema de Fafe vai ser palco de um concerto do Padre Sandro Vasconcelos, pároco no arciprestado de Vila Verde, e que vem apresentar o seu novo disco “Olhar-te”. Os bilhetes são gratuitos e podem ser levantados, a partir de terça-feira, no cartório.
Na quinta-feira de Corpo de Deus, haverá Eucaristia pelas 9h30, na Igreja Nova de S. José, sendo no final feita a bênção do Santíssimo sobre a cidade.
As celebrações terminam com um concerto pela Banda de Revelhe, pelas 18h00, transmitido online pela Fafe TV. Todo o programa terá aliás transmissão em direto, e decorrerá respeitando as regras já conhecidas neste período pandémico.
A Paróquia de Santa Eulália de Fafe convida os fiéis a adornarem as suas janelas ou varandas com os estandartes do Corpo de Deus ou com colchas a fim de dar beleza e solenidade a estes dias festivos.