Sexta-feira, Julho 23, 2021
No menu items!
spot_imgspot_img
InicioDestaquesProteção Civil alerta para risco "muito elevado" de incêndio em Fafe

Proteção Civil alerta para risco “muito elevado” de incêndio em Fafe

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o concelho de Fafe em risco “muito elevado” de incêndio, pelo menos até ao próximo domingo, 18 de julho.

O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Fafe emitiu hoje um aviso à população em que alerta para o agravamento das condições meteorológicas para o risco de incêndio para os próximos dias.

Das previsões para Fafe destaca-se o aumento da temperatura para valores superiores a 30ºC, devendo atingir valores superiores a 35ºC a partir de sexta, acompanhadas por vento fraco a moderado do quadrante leste, que passa a moderado a forte nas terras altas (em especial entre o final da tarde e o meio da manhã), com humidade relativa do ar com valores inferiores a 30% e com pouca recuperação noturna.

Assim, o SMPC de Fafe “recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução”.

O SMPC lembra que é proibido fazer queimadas extensivas e queima de amontoados, bem como utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.

É ainda proibido fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais, e lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

Está também proibido fumigar ou desinfestar apiários, exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas, eusar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo.

É obrigatório usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jornal em PDF

Redes Sociais

9,901FansCurti
0SeguidoresSeguir
53SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever
- Anúncio -
Anuncio

Artigos Recentes