Os Restauradores da Granja promovem, no domingo, 22 de outubro, a Rota da Desfolhada, uma atividade que pretende transportar os participantes “de volta à aldeia, para reviver usos, costumes, tradições e a genuinidade do mundo rural”, com a recriação da tradicional desfolhada de milho”.
A iniciativa estava inicialmente marcada para dia 16, mas foi adiada uma semana devido à previsão de chuva.
O percurso pedestre, com início marcado para as 9h15, será feito numa parte da Rota dos Espigueiros (PR 5FAF), para a organização “a melhor forma de promover e preservar o património construído — os espigueiros — que faz parte da nossa identidade cultural”.
“Desenvolve-se ao longo de 7 km por caminhos magníficos entre os lugares de Bastelo e Várzea Cova, da União de Freguesias de Moreira do Rei e Várzea Cova”, descrevem os Restauradores da Granja, em comunicado.
“Este percurso é sobretudo pedagógico. É perfeito para a observação de espécies autóctones, para o reconhecimento do vasto património ambiental e para contemplar as diversas manifestações da vida rural”, acrescentam.
O final da marcha está previsto para as 12h30. Após um convívio gastronómico, a tarde, a partir das 14h30, vai ser dedicada à recriação da tradicional desfolhada do milho, ao som de tocadores e cantadores.
A organização pretende “proporcionar a todos um dia memorável, de reencontros entre amigos e com as tradições, em harmonia com a natureza que se apresenta com as suas cores mais quentes e nos presenteia com os seus generosos frutos”.