A 12ª edição do projeto de educação para a saúde “Heróis da Fruta” arranca esta terça-feira, com seis estabelecimentos de ensino do concelho de Fafe entre os 1.430 inscritos de todos os distritos e regiões do país.
Associação Cultural e Recreativa de Fornelos, EB Cepães, EB Padre Joaquim Flores, JI de Antime, JI da Santa Casa da Misericórdia de Fafe e JI Montelongo são as escolas do concelho inscritas no projeto, segundo a lista divulgada pela organização.
Aumentar o consumo diário de frutas e legumes nas escolas é o principal objetivo deste projeto lançado em 2011 pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), que este ano letivo é implementado em 216 dos 308 municípios portugueses (70,1%).
Nas próximas semanas, os alunos das turmas inscritas vão ser incentivados a melhorar os seus hábitos alimentares através do método “Heróis da Fruta” que disponibiliza gratuitamente às escolas materiais educativos protagonizados por um grupo de personagens-modelo que ganham ‘superpoderes’ quando ingerem ‘superalimentos’, combinando técnicas de educação não-formal.
Segundo a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, na última década mais de meio milhão de alunos já melhoraram os seus hábitos alimentares diários com a participação no projeto Heróis da Fruta: “40% das crianças que participam pela primeira vez atingem o consumo das porções diárias recomendadas pela OMS de frutas e legumes, em apenas 5 semanas. Após 10 semanas, essa percentagem aumenta para 60%”, sustentam, em comunicado.
“No ano letivo anterior, além do aumento de consumo de hortofrutícolas, este projeto conseguiu diminuir a ingestão de alimentos menos saudáveis nos lanches escolares em 52%”, refere ainda Mário Silva, presidente da APCOI, citado em comunicado.