A cruz e o ícone de Nossa Senhora fizeram o famoso salto no troço do Rally Serras de Fafe, na chegada ao concelho vindos de Celorico de Basto.
Recorde-se que no âmbito do programa de peregrinação, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude fazem a sua passagem por Fafe de 21 a 23 de fevereiro.
O Arciprestado de Fafe fez a receção dos símbolos na tarde desta terça-feira na Senhora do Viso, da qual partiram pelo trilho do rali desde a Lameira fazendo o mítico Salto da Pedra Sentada, acompanhados por dezenas de jipes todo o terreno.
O Santuário da Senhora das Neves, na Lagoa, acolheu o primeiro momento de oração, presidido por D. Nuno Almeida, findo o qual “teve lugar uma peregrinação mortard até à cidade acompanhada por centenas de motards em ambiente de grande entusiasmo”, relata o arciprestado.
O Pavilhão Multiusos abriu então as portas a mais de mil pessoas de todas as idades, que marcaram presença na Festa Jovem, que contou com a participação de vários grupos juvenis do concelho, com muita música e dança, terminando com a actuação de um DJ.
“Este primeiro dia faz-nos perspectivar uma jornada muito rica com esta peregrinação da Cruz e do Ícone Mariano“, refere o arciprestado.
Devido às condições atmosféricas, os símbolos não marcaram presença na feira semanal, esta quarta-feia, estando na Igreja Nova disponíveis à veneração de todos. À noite, a igreja paroquial de S. Gens acolhe uma vigília de oração arciprestal.
Para quinta-feira está prevista durante a manhã a visita às escolas de Fafe, e durante a tarde a passagem por várias instituições. Ao final da tarde, na igreja de Arões S. Romão, terá lugar a Eucaristia de envio e despedida, sendo depois entregue a cruz e o ícone mariano ao arciprestado de Guimarães.