Quinta-feira, Abril 18, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioCulturaTeatro Vitrine vence prémio de 'Melhor Guarda-Roupa' no Concurso Nacional de Teatro

Teatro Vitrine vence prémio de ‘Melhor Guarda-Roupa’ no Concurso Nacional de Teatro

O Teatro Vitrine venceu o prémio de ‘Melhor Guarda-Roupa’ no IX Concurso Nacional de Teatro (CONTE) – Ruy de Carvalho 2024, com a peça “O Cônsul Português”. 

Andreia Fernandes, responsável pelo ‘guarda-roupa’ da peça do grupo nunaalvarista, subiu ao palco do Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, no sábado, para receber o prémio.

“Desde o primeiro momento em que lemos o texto de ‘O Cônsul Português’, que conta a história de Aristides de Sousa Mendes, sentimos nas mãos o peso da responsabilidade que teríamos, e então traçamos a linha da encenação de forma a retratar da forma mais fiel possível as circunstâncias dos acontecimentos à data. A construção do espaço cénico, o ambiente sonoro, o guarda-roupa… nada foi ao acaso, tudo teve um significado, uma simbologia. Dessa forma, estou muito satisfeita com o reconhecimento desse trabalho através da atribuição deste prémio”, expressou, nos agradecimentos. 

Imagem: CONTE.

O grupo de teatro do Nun’Álvares estava ainda nomeado na categoria de melhor interpretação secundária masculina, de Joaquim Soares; e melhor interpretação principal feminina, de Elisa Silva. Nomeações que, para o Teatro Vitrine, demonstram o “empenho, dedicação e paixão” que o grupo coloca nas suas atuações.

Recorde-se que a peça “O Cônsul Português” foi apresentada pelo Teatro Vitrine, em novembro, no encerramento da 9ª edição do FAFENCENA — Festival de Teatro Amador de Fafe. A peça, protagonizada por Rafa Leite no papel de Artistides Sousa Mendes, retrata o período de 1940 em Bordéus, e como Aristides salvou a vida a 30 mil pessoas perseguidas pelo regime nazi, às quais concedeu vistos para entrarem em Portugal, contra as ordens do então Primeiro Ministro de Portugal – António de Oliveira Salazar.

O CONTE Ruy de Carvalho é promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e pela Federação Portuguesa de Teatro e contou nesta 19ª edição com o envolvimento de 9 companhias de teatro, 87 atores e atrizes, 145 técnicos e 758 espectadores. O anúncio dos vencedores, nas 12 categorias, decorreu na noite deste sábado, 2 de março.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes