A tendência que se vinha a notar de aumento do número de casos de covid-19 em Fafe acentuou-se na última semana e volta a ser motivo de preocupação, aproximando-se do patamar que pode obrigar a retomar medidas mais restritivas no concelho.
Segundo os últimos dados, nos últimos sete dias, de 12 a 19 de abril, registaram-se 36 novos casos em Fafe, o dobro da semana anterior, em que se tinham verificado 18 novos casos (que eram já o dobro face à anterior semana, com apenas 9).
Face ao final de março, Fafe passou de 1 caso por dia para agora 5 novos casos diários, o que nos coloca com a taxa de incidência de 112,4 novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias, muito próximo dos 120, o que a manter-se obrigará a retomar medidas mais restritivas.
O ponto de situação foi feito hoje pelo presidente da câmara, em reunião do executivo municipal. Segundo Raul Cunha, os casos não estão focalizados, registando-se um pouco por todo o concelho, havendo neste momento apenas três freguesias sem casos, quando foram já sete.
O presidente da câmara renovou um “forte apelo a todos os fafenses para que mantenham o rigor e máximo cuidado, que não facilitem com as medidas que têm de ser tomadas para evitar a propagação da doença”, lembrando que esta pode causar situações graves e “há muito ainda que não se conhece” quanto a “manifestações tardias”. “Isto é sério, e não podemos também correr o risco de prejudicar a nossa economia e adiar o arranque e a retoma económica que desejamos ter”, acentuou.