Quarta-feira, Abril 24, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioDestaquesDezoito escolas do concelho de Fafe galardoadas com a Bandeira Verde Eco-Escolas

Dezoito escolas do concelho de Fafe galardoadas com a Bandeira Verde Eco-Escolas

Mais uma escola face ao ano anterior. 3190 alunos envolvidos, de um total de 18 escolas dos 3 Agrupamentos, ACR de Fornelos e IEES.

Dezoito escolas do concelho de Fafe foram galardoadas com a “Bandeira Verde Eco-Escolas”, a que se somaram diversos prémios pelo trabalho realizado ao longo do ano letivo 2022/2023 no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade.

Do Agrupamento de Escolas de Fafe, foi distinguida com “Bandeira Eco Escolas” a EB Arões Stª Cristina, a EB Arões S. Romão, a EB Fareja, a EB Cepães, a EB Monte e a Escola Secundária. No Agrupamento de Escolas de Montelongo, recebeu distinção ‘Bandeira Verde’ a EB Montelongo. Também o Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira foi galardoado, nomeadamente a EB Prof. Carlos Teixeira, a EB Silvares S. Martinho, a EB Quinchães, a EB Regadas, a EB S. Gens, a EB S. Jorge, a EB Seidões, a EB Silvares S. Clemente, assim como o Colégio ACR Fornelos e o Instituto Europeu de Estudos Superiores – Escola Superior de Educação de Fafe e Escola Superior de Tecnologias de Fafe.

O Agrupamento de Escolas de Fafe foi também distinguido com diversos prémios a nível nacional: 1.º lugar, no 2.º Escalão, EB de Arões Sta. Cristina – Projeto “A Biodiversidade da Minha Escola”; Escola Secundária de Fafe foi premiada em Ex-aequo, pelo Desafio “Traga Pilhas”; a EB de Fareja alcançou o 3.º lugar, no 2.º Escalão, com o “Desafio UHU – Collage Animal Endémico”; a EB do Monte, Arões Sta. Cristina, no Desafio “Biodiversidade: Preservar e Regenerar”, alcançou o 3.º lugar, no 1.º Escalão.

A cerimónia de entrega da “Bandeira Verde” decorreu na sexta-feira no Altice Forum Braga, e contou com a presença da vereadora do Ambiente do Município de Fafe, Marta Gonçalves, que aproveitou a ocasião para felicitar todas as escolas distinguidas, e dar-lhes “reconhecimento pelo trabalho de grande valor que tem sido feito pela comunidade educativa, em parceria com o Município”, destacando que “quem está de parabéns são os alunos e os professores das escolas do nosso concelho”.

“Estas iniciativas estimulam nas nossas crianças o pensamento crítico, a autonomia, a consciencialização para a proteção do meio ambiente, para estilos de vida mais sustentáveis e saudáveis, promovendo o sentido de cidadania e civismo”, salientou, citada em comunicado da autarquia.

“Começamos, no ano letivo de 2018/2019, com a participação de uma escola, num total de 285 alunos envolvidos e estamos agora a galardoar 3190 alunos, de um total de 18 escolas dos 3 Agrupamentos, ACR de Fornelos e IEES (Instituto Europeu de Estudos Superiores). Passámos de 1 galardão para 18 e 2 Eco-Agrupamentos”, destacou.

Recorde-se que o Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. Tem como meta encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade.

Vereadora do Ambiente do Município de Fafe, Marta Gonçalves. | Foto: CMF.
- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes