Sexta-feira, Junho 21, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioDestaquesFornelos acolhe Encontro Ibérico pelas Florestas promovido pela 'Reflorestar Portugal'

Fornelos acolhe Encontro Ibérico pelas Florestas promovido pela ‘Reflorestar Portugal’

Criação de um plano de regeneração para a Península Ibérica é o objetivo do encontro.

A freguesia de Fornelos, em Fafe, acolhe, a partir desta sexta-feira e até domingo, o 3º Encontro pelas Florestas, numa edição ibérica promovida pela associação Reflorestar Portugal, que conta com cerca de 100 participantes. 

A Quinta do Minhoto é o palco da iniciativa que se realiza pela primeira vez no norte do país, com participantes de todo o território nacional e também de Espanha. O evento colaborativo pretende fortalecer a rede de regeneração humana e agroecológica, através da criação de sinergias entre os participantes do encontro.

O objetivo final é a criação de um plano de regeneração para a Península Ibérica. Ao longo dos dias vamos fazer vários grupos de trabalho sobre temas relevantes para a regeneração ambiental e das comunidades. A forma como interagimos com a natureza molda a natureza. É o ser humano que precisa de mudar o seu formato“, defendem as fundadoras da ‘Reflorestar Portugal’, Marina Nobre e Susana Guimarães.

“Estamos assentes num modelo económico que prevê um crescimento exponencial e não tem em consideração os limites dos recursos do planeta. É importante que a economia passe a ser uma economia regenerativa, que se atribua um valor à biodiversidade, à proteção do meio ambiente, que existam políticas e ações onde os recursos sejam vistos de outra forma e não meramente na tração económica que tem assistido atualmente, onde a natureza é apenas vista como um bem material a ser explorado”, acentuam.

Segundo as organizadoras do evento, cada participante do encontro irá propor-se a tomar uma ação no seu território, impulsionando assim a mudança, gerando impacto nos ecossistemas e comunidades.

A iniciativa da Reflorestar Portugal é realizada este ano em parceria com Espanha, formando assim uma edição ibérica: “Porque a natureza não conhece fronteiras, os nossos rios, bio-regiões e ecossistemas estão ligados, e existe um problema gravíssimo de seca e desertificação, entre outras questões ambientais, que se não houver um trabalho conjunto daqui a 20 anos vamos estar sujeitos a situações extremas de falta de água”.

O 1º Encontro pelas Florestas foi realizado pela associação Reflorestar Portugal em 2017, após os incêndios de Pedrógão Grande. A segunda edição decorreu em 2019, regressando este ano, em Fafe.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes