A GNR de Fafe deteve, na sexta-feira, um homem de 40 anos suspeito de incêndio florestal, no concelho de Fafe.
Segundo a autoridade, no decurso de uma ação de patrulhamento, “os militares desta Guarda detetaram uma coluna de fumo em zona florestal e deslocaram-se de imediato para o local, onde detetaram um indivíduo munido de dois isqueiros, a tentar atear um incêndio“.
“Foi possível apurar que o homem terá realizado uma queima que se descontrolou e estaria naquele momento a tentar fazer contrafogo. O suspeito foi detido em flagrante e foram acionados os Bombeiros Voluntários de Fafe para combate ao incêndio”, refere a GNR, em comunicado.
O detido foi constituído arguido e será esta segunda-feira presente no Tribunal Judicial de Guimarães, para aplicação das medidas de coação.
A GNR relembra que “as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal” e a “realização de queimadas, de queima de amontoados e de fogueiras é interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural «muito elevado» ou «máximo», estando dependente de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos”.