A Câmara de Fafe intervencionou 797 ninhos de vespa velutina, vulgarmente designada de vespa asiática, durante o ano de 2021, um novo número máximo que supera o ano de 2019 com um registo de 722 ninhos.
Segundo o município, em 2021 foram comunicados 1174 ninhos, sendo que 269 foram destruídos pelo processo de queima e 528 foram inoculados com inseticida (alguns já se encontravam inativos).
Houve registo de 79 falsos alarmes, 237 comunicações repetidas e 61 dos ninhos identificados já tinham caído ou sido destruídos antes da monitorização por parte das equipas operacionais.
“Em agosto deste ano [2021] foi adotada uma nova metodologia de intervenção nos ninhos que passou a realizar-se através da aplicação de inseticida abdicando-se do processo de queima, que só podia ser realizado no período noturno”, explica o município, em comunicado.
“Com a alteração de técnicas de intervenção, com a aquisição de outros equipamentos e com o reforço de empenhamento das equipas operacionais, foi possível aumentar a capacidade, rapidez e eficácia das intervenções e corresponder ao volume de comunicações de ninhos”, acrescentam.
O município recorda que a comunicação de ninhos de vespas velutinas opera-se através da Plataforma de Comunicação de Ninhos de Vespa Velutina, que está temporariamente encerrada até ao início de janeiro de 2022 para manutenção.
“A intervenção das equipas operacionais mantém-se para casos de resolução urgente. Durante este período, apenas serão aceites as comunicações de ninhos considerados urgentes, nomeadamente situações localizadas em edifícios ou em espaços / áreas (parques infantis, parques de lazer, espaços desportivos, apiários, etc) frequentadas por pessoas ou animais e ainda os ninhos que tenham caído na via pública”, lê-se no comunicado.
A comunicação de situações urgentes pode ser feita por email (vespas@cm-fafe.pt) ou através de contacto telefónico (253 700 400).