A Junta de Núcleo de Fafe do Corpo Nacional de Escutas (CNE) foi agraciada com a Medalha de Prata de Mérito Concelhio, neste 5 de Outubro, no âmbito das comemorações do 25 de Abril.
A distinção acontece no ano em que a Junta de Núcleo de Fafe celebra o seu 50º aniversário.
Recorde-se que a atribuição da medalha foi aprovada por unanimidade pelo executivo municipal, em junho, destacando os “50 anos de nobre percurso associativo e ações desenvolvidas junto da comunidade”. Na ocasião, o município sublinhou a dimensão e expressão deste movimento escutista, e como estes 50 anos se traduzem “em trabalho intenso, entusiasmo e vitalidade“.
“O percurso associativo e as ações desenvolvidas junto da comunidade justificam reconhecimento público”, sublinharam aquando da aprovação desta atribuição, dando nota do trabalho realizado junto dos mais jovens, quer pela ocupação dos tempos livres, quer pela oportunidade de formação e educação informal.
A Fanfarra do Agrupamento 962 de Quinchães abrilhantou as comemorações do 113° aniversário da Implantação da República, que contaram também com a entrega do Prémio Dr. Maximino de Matos a Teresa Lemos e o Prémio Literário A. Lopes de Oliveira a Artur Coimbra e Paulo Moreira — pela obra ‘O Benemérito Manuel Batista Maia e a criação do asilo dos inválidos de Santo António’ — e a Esser Jorge Silva, pelo ‘O Nascimento da Unidade Vimaranense’.