Sexta-feira, Abril 12, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioCulturaPrémio Literário A. Lopes de Oliveira distingue obra de Artur Coimbra e...

Prémio Literário A. Lopes de Oliveira distingue obra de Artur Coimbra e Paulo Moreira

Prémio será entregue na sessão solene do 5 de Outubro.

A obra “O Benemérito Manuel Batista Maia e a criação do asilo dos inválidos de Santo António”, da autoria de Artur Coimbra e Paulo Moreira, foi distinguida com o Prémio Literário A. Lopes de Oliveira.

Recorde-se que este prémio, promovido pelo Município de Fafe, é atribuído de dois em dois anos e visa distinguir estudos histórico-sociais de âmbito local ou regional, nesta edição respeitantes a obras publicadas nos anos de 2021 e 2022.

A obra de Artur Coimbra e Paulo Moreira foi a vencedora na modalidade de obras dirigidas ao território e aos temas fafenses. A decisão foi tomada por unanimidade pelo júri, que integrou os académicos José Viriato Capela, José Carlos Meneses e João Carlos Pascoinho.

A obra de investigação histórica versa sobre o percurso biográfico de Baptista Maia, que durante décadas esteve perenizado na toponímia da cidade: “Ao contrário do que se sustenta na historiografia local, não há evidência de ter sido um brasileiro de torna viagem. Foi um empresário, um comerciante, um empreendedor, um benemérito que legou a Fafe, através da Santa Casa da Misericórdia, o Asilo dos Inválidos de Santo António, na Rua Montenegro, construído a expensas suas e inaugurado em 13 de Junho de 1906”, anotam os autores, na apresentação da obra.

O livro “Nascimento da Unidade Vimaranense”, da autoria de Esser Jorge Silva, foi também distinguido com o prémio, na modalidade de obras dirigidas a estudos sobre outras localidades e regiões.

O prémio vai ser entregue na sessão solene do próximo dia 5 de Outubro.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes