O Lions Cube de Fafe promoveu, este domingo, uma caminhada pela diabetes, com o objetivo de sensibilizar para a prevenção desta doença silenciosa que afeta milhões de pessoas por todo o mundo.
A iniciativa, que é já uma tradição dos Lions, voltou a contar com a presença da antiga atleta Aurora Cunha, madrinha desta organização.
O evento contou ainda este ano com a colaboração dos Restauradores da Granja, da Sociedade de Recreio Cepanense e do Travassós Runing.
Antes da caminhada, a Arcada, ponto de partida, foi palco de uma aula de zumba e rastreios da diabetes e tensão arterial, com o apoio de farmácias.
Esta segunda-feira, 14 de novembro, Dia Mundial da Diabetes, o Lions Clube de Fafe promove ainda uma palestra, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal, com as médicas Dulce Lemos, Sara Rodrigues e Carla Lopes, e ainda o testemunho da professora Soledade Marques.
O Dia Mundial da Diabetes, celebrado anualmente a 14 de novembro, foi instituído pela International Diabetes Federation (IFD) e pela Organização Mundial de Saúde, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, foi o responsável pela descoberta da insulina em 1922. A efeméride pretende consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes, que tem tido um “aumento alarmante de casos no mundo”, anota o SNS.