A Biblioteca Municipal de Fafe apresenta um programa abrangente de atividades para o mês de março, assinalando diferentes efemérides e personalidades, com iniciativas para todas as idades.
Segundo o município, o programa pretende afirmar a aposta na “promoção do livro, da escrita e dos hábitos de leitura, num esforço que procura retomar a relação com os leitores de Fafe, seriamente perturbada pela pandemia”.
Nos dias 3 e 8 de março, realiza-se a Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura – com duas provas, uma escrita e uma oral.
Esta sexta-feira, 4 de março, pelas 18 horas, a Biblioteca Municipal de Fafe acolhe a apresentação do livro “A Missão das Cidades no combate às alterações climáticas: A Governança Multinível para o êxito da Saúde Planetária”, da autoria de Jorge Cristino. A apresentação contará com a intervenção da Professora Maria do Céu Pinto Arena, da Universidade do Minho. Esta obra, com o prefácio de João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática e com o Posfácio de Francisco Ferreira, Professor da FCT-NOVA e Presidente da ZERO, pela sua pertinência, contou com os endossos de João Ferrão, Miguel Bastos Araújo, Helena Freitas e Mohan Munasinghe (Prémio Nobel da Paz, 2007).
No dia 8 de março, assinalando o Dia Internacional da Mulher, a Biblioteca apresenta a rubrica “Celebrar Agustina e Saramago” com uma exposição alusiva à obra de Agustina Bessa-Luís. As mulheres que participem nesta iniciativa, receberão marcadores de livros com citações retiradas da obra.
O Dia da Rede Nacional das Bibliotecas Públicas, comemorado a 11 de março, também está integrado no programa de atividades da Biblioteca Municipal, que promoverá a criação de um conto iniciado por “Era uma vez uma biblioteca pública…”.
A terminar o mês, no dia 21 de março, é celebrado o Dia Mundial da Poesia e serão desenvolvidas duas atividades. A rubrica “Celebrar Agustina e Saramago” será novamente realizada, mas desta vez, com a criação de um estendal de poemas da obra na Arcada. Já a rubrica denominada “Sorrisos entre letras”, contará com a participação de seniores dos Centros de Convívio que vão declamar poemas. Posteriormente, essas leituras serão exibidas no átrio da biblioteca e publicadas na página oficial do Município no facebook.
A atividade “Hora do conto: quem conta um conto…” será realizada todas as quintas-feiras de março e consiste na seleção e leitura de histórias adequadas a cada grupo etário, abordando assuntos do contexto escolar. “Um momento fundamental para a promoção do livro e da leitura aos mais novos, nomeadamente aos alunos da creche, pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico”, sublinha o município, em comunicado.
Em complemento, todas as terças-feiras do mês serão realizados os ateliês de Expressão. “Este programa tem como objetivo o desenvolvimento das competências artísticas das crianças em consonância com as temáticas abordadas na hora do conto através de quatro dimensões das expressões artísticas: plástica, dramática, motora e musical”, explicam.
Segundo o município, as sessões da Hora do Conto e os ateliês de Expressão estão sujeitos a marcação que é realizada na Biblioteca Municipal de Fafe mediante a disponibilidade da agenda. Estas duas atividades serão desenvolvidas em grupos e estarão suscetíveis a alterações mediante a evolução pandémica e às regras impostas pela DGS.