Terça-feira, Junho 6, 2023
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioCulturaMarço é mês do livro, da leitura e da poesia na Biblioteca...

Março é mês do livro, da leitura e da poesia na Biblioteca Municipal de Fafe

A Biblioteca Municipal de Fafe apresenta um programa abrangente de atividades para o mês de março, assinalando diferentes efemérides e personalidades, com iniciativas para todas as idades.

Segundo o município, o programa pretende afirmar a aposta na “promoção do livro, da escrita e dos hábitos de leitura, num esforço que procura retomar a relação com os leitores de Fafe, seriamente perturbada pela pandemia”.

Nos dias 3 e 8 de março, realiza-se a Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura – com duas provas, uma escrita e uma oral.

Esta sexta-feira, 4 de março, pelas 18 horas, a Biblioteca Municipal de Fafe acolhe a apresentação do livro “A Missão das Cidades no combate às alterações climáticas: A Governança Multinível para o êxito da Saúde Planetária”, da autoria de Jorge Cristino. A apresentação contará com a intervenção da Professora Maria do Céu Pinto Arena, da Universidade do Minho. Esta obra, com o prefácio de João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática e com o Posfácio de Francisco Ferreira, Professor da FCT-NOVA e Presidente da ZERO, pela sua pertinência, contou com os endossos de João Ferrão, Miguel Bastos Araújo, Helena Freitas e Mohan Munasinghe (Prémio Nobel da Paz, 2007).

No dia 8 de março, assinalando o Dia Internacional da Mulher, a Biblioteca apresenta a rubrica “Celebrar Agustina e Saramago” com uma exposição alusiva à obra de Agustina Bessa-Luís. As mulheres que participem nesta iniciativa, receberão marcadores de livros com citações retiradas da obra.

O Dia da Rede Nacional das Bibliotecas Públicas, comemorado a 11 de março, também está integrado no programa de atividades da Biblioteca Municipal, que promoverá a criação de um conto iniciado por “Era uma vez uma biblioteca pública…”.

A terminar o mês, no dia 21 de março, é celebrado o Dia Mundial da Poesia e serão desenvolvidas duas atividades. A rubrica “Celebrar Agustina e Saramago” será novamente realizada, mas desta vez, com a criação de um estendal de poemas da obra na Arcada. Já a rubrica denominada “Sorrisos entre letras”, contará com a participação de seniores dos Centros de Convívio que vão declamar poemas. Posteriormente, essas leituras serão exibidas no átrio da biblioteca e publicadas na página oficial do Município no facebook.

A atividade “Hora do conto: quem conta um conto…” será realizada todas as quintas-feiras de março e consiste na seleção e leitura de histórias adequadas a cada grupo etário, abordando assuntos do contexto escolar. “Um momento fundamental para a promoção do livro e da leitura aos mais novos, nomeadamente aos alunos da creche, pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico”, sublinha o município, em comunicado.

Em complemento, todas as terças-feiras do mês serão realizados os ateliês de Expressão. “Este programa tem como objetivo o desenvolvimento das competências artísticas das crianças em consonância com as temáticas abordadas na hora do conto através de quatro dimensões das expressões artísticas: plástica, dramática, motora e musical”, explicam.

Segundo o município, as sessões da Hora do Conto e os ateliês de Expressão estão sujeitos a marcação que é realizada na Biblioteca Municipal de Fafe mediante a disponibilidade da agenda. Estas duas atividades serão desenvolvidas em grupos e estarão suscetíveis a alterações mediante a evolução pandémica e às regras impostas pela DGS.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
54SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes