Fafe foi admitido no Eixo Atlântico e passa a ser o 22º município português nesta associação transfronteiriça, que integra cidades do Norte de Portugal e da Galiza, tendo como objetivo o desenvolvimento económico, social, cultural, científico e tecnológico das cidades e regiões membros.
Após a votação e admissão formal, Antero Barbosa, presidente da Câmara de Fafe, manifestou a sua satisfação por ver esta adesão aprovada de forma plena, garantindo “o compromisso e empenho do Município de Fafe como elemento ativo na associação”.
Reafirmando a determinação de Fafe para “participar e cooperar”, sublinhou a importância do município integrar esta rede transfronteiriça unida por laços identitários de cultura e história, mas também muito fortalecida pelas relações económicas.
A integração de Fafe no Eixo Atlântico converge com a estratégia do atual mandato que aposta na promoção externa do concelho de Fafe e no seu posicionamento internacional, aliada aos propósitos de desenvolvimento económico, promoção do turismo, cultura, desporto, ambiente, transição digital, infraestruturas, política social e urbana. Inerente a este objetivo, a promoção de parcerias institucionais e o recurso a cofinanciamento estatal, comunitário ou internacional são recursos que o Município de Fafe poderá aproveitar positivamente, sublinham, em comunicado.
Com a adesão, Fafe inicia o envolvimento nas áreas do desporto, cultura, educação, turismo e desenvolvimento transfronteiriço. Da agenda faz já parte a participação, com 76 jovens fafenses, oriundos de clubes locais, nos XV Jogos do Eixo Atlântico, de 30 junho a 5 julho, competindo nas modalidades de natação, andebol, basquetebol e futebol de 7.
Com a adesão de Fafe ao Eixo Atlântico, a entidade passa a ser constituída por 40 cidades e duas deputações.