Os elementos do corpo de Bombeiros Voluntários de Fafe que asseguram o Serviço de Brigadas de Aeródromos no Heliporto Municipal de Fafe concluíram, a 1 de outubro, os últimos cursos de formação para integrar aquela brigada.
Segundo o município, com o objetivo de “garantir uma maior capacidade e disponibilidade de operacionais para constituição desse serviço” foram realizados dois cursos: de Formação Inicial em Segurança Operacional para Operador de Serviço de Brigadas de Aeródromo (realizados em 28 e 29 de maio) e dois cursos de Recertificação em Segurança Operacional para Operador de Serviço de Brigadas de Aeródromo (realizados em 1 de outubro).
Destes cursos, resultou a certificação de 28 operacionais e a revalidação da certificação de 24 operacionais.
“A existência de um Serviço de Brigadas de Aeródromo no Heliporto Municipal de Fafe, de acordo com a legislação e regulamentação vigente, é obrigatória para a realização das operações com meios aéreos na referida infraestrutura”, refere o município, em comunicado.

Recorde-se que o Heliporto Municipal de Fafe é uma infraestrutura aeronáutica certificada pela Autoridade Nacional de Aviação Civil que tem tido ao longo dos últimos anos uma grande importância para a região no que diz respeito à operação de helicópteros de combate a incêndios rurais, no quadro das operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Para além da operação dos meios aéreos, o Heliporto Municipal de Fafe recebe ao longo do ano outras operações pontuais de helicópteros de emergência médica e aeronaves utilizadas em diferentes contextos de serviço operacional aéreo.