O Operário Futebol Clube (OFC) de Antime inaugurou, na noite de sexta-feira, o novo auditório e sala de troféus das suas instalações.
Com o clube este ano a comemorar 80 anos de existência, a cerimónia começou com uma homenagem a Avelino da Silva “Lucas”, que com 93 anos de idade viu nascer, e crescer, o OFC Antime. “Toda a vida aqui vivida, a vida toda agradecida”, lê-se na placa descerrada do agora designado “Espaço Avelino da Silva (Lucas)”.
Seguiu-se a inauguração do novo auditório e da nova sala de troféus, e por fim um colóquio sobre a importância das escolas de formação no desenvolvimento desportivo, com o professor Dimas Pinto como convidado.
O presidente do OFC Antime, Jorge Ribeiro ‘Marinheiro’, partilhou no momento a “honra e orgulho” nos novos espaços, sublinhando que vêm “enriquecer o clube e dotá-lo de melhores condições para a escola de formação“, agradecendo por isso a todos os que a tornaram possível, nomeadamente a câmara municipal.
“Temos implementado uma dinâmica de melhoramento de infraestruturas que está à vista de todos“, anotou, frisando que a prioridade do clube é a formação e os novos espaços vêm colmatar uma falha que existia, seja para palestras, visionamento de vídeos ou preparação de jogos.
Manuel Machado, presidente da Associação de Futebol de Braga, elogiou o OFC Antime e o “serviço à comunidade” que presta, dando nota que, com mais de 250 atletas inscritos, é dos mais representativos da associação e dos que mais tem contribuído para o crescimento, felicitando em particular o facto de ter três escalões na área de futebol feminino.
Raul Cunha, presidente da assembleia municipal, também deixou elogios ao trabalho e dinâmica do clube, por não se limitar a “formar craques” mas ter como principal função “formar pessoas inteiras, com princípios e valores”. A esse propósito, saudou ainda o “reconhecimento tremendamente justo” feito ao Sr. Lucas, assim carinhosamente apelidado, perpetuado como um “exemplo para a juventude a que o clube se dedica tanto a formar”.
Os elogios ao trabalho “exemplar” do clube foram reiterados, por fim, pelo presidente da Câmara de Fafe, Antero Barbosa, para quem o OFC Antime pode “orgulhar-se dos seus 80 anos de história e missão de contribuir para a formação dos nossos jovens”.