Domingo, Agosto 1, 2021
No menu items!
spot_imgspot_img
InicioDestaquesProfessor José Pacheco impulsiona oferta educativa pioneira em Fafe

Professor José Pacheco impulsiona oferta educativa pioneira em Fafe

O Professor José Pacheco — educador, idealizador da Escola da Ponte, escritor e indutor de projetos de inovação educacional — esteve de novo em Fafe, a impulsionar o ‘Núcleo 7 Pétalas’ no lançamento de uma nova oferta educativa.

O projeto-piloto, que pretende avançar já no próximo ano letivo, a partir do Agrupamento Montelongo, tem por base diferentes metodologias de aprendizagem, centradas não no professor mas no aluno, respeitando o seu ritmo e interesses, e dando-lhe autonomia.

Áurea Sampaio, do ‘Núcleo 7 Pétalas’, que está no centro da construção desta nova comunidade de aprendizagem, diz acreditar que “as crianças não devem ter de pagar para ter uma oferta diferente do que é habitual”, associando-se assim ao sistema público de ensino, mas inovando.

O atual sistema de ensino já está ultrapassado. Vivemos numa sociedade diferente, as crianças têm necessidades e ritmos diferentes”, frisa.

José Pacheco, muito crítico do atual modelo de ensino, diz não ter dúvidas de que este “está obsoleto e não funciona”.

“Porque precisamos de centros de estudo? É porque eles não aprendem na escola. Porque precisamos que façam tarefas em casa? É porque não aprendem na escola. O ensino tradicional irá sempre a existir, o que não pode continuar é o modelo educacional que nós temos”, defende.

Assim, considera que Fafe deve aproveitar as sinergias deste grupo de trabalho disposto a promover a mudança, criando dentro da escola uma segunda oferta formativa, nesta fase dirigida à educação básica, 1o e 2o ciclos.

Este projeto vai ser percursor. Imagino que daqui a 3 ou 4 anos Fafe seja um lugar de romagem de turismo educacional. Toda a gente vai vir a Fafe para ver o que está a acontecer. Os pais que amarem os seus lhos devem colocá-los neste projeto”, sublinha.

David Fernandes, presidente da Junta de Fornelos, lembra que foi nesta freguesia que teve início o projeto e reforça a vontade de reabrir a antiga escola como escola pública na pedagogia inspirada no Professor José Pacheco, estando a trabalhar para ter o aval do Ministério da Educação.

A propósito, lembra que naquele local já funciona uma comunidade de aprendizagem em regime de ensino doméstico, que tem resultado num “fenómeno interessante”.

Há famílias que estão a mudar-se para Fafe à procura deste modelo de ensino. Temos duas crianças de Fornelos, todas as outras são de outros concelhos, como Braga, Famalicão, Vizela, Guimarães. Num momento em que estamos a perder população, esta é uma forma importante de atrair pessoas”, sustenta.

Os interessados em mais informações deverão contactar os impulsionadores do projeto, através do email 7petalas.ca@ gmail.com, ou mensagem na página de facebook ‘7 Pétalas Comunidade de Aprendizagem – Fafe PT’.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jornal em PDF

Redes Sociais

9,901FansCurti
0SeguidoresSeguir
54SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever
- Anúncio -
Anuncio

Artigos Recentes