A proposta de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Fafe mereceu o voto favorável dos vereadores do PSD, na reunião extraordinária do executivo municipal de segunda-feira, mas com “algumas reservas” por parte da oposição.
“Votamos a favor por valorizar o trabalho elaborado pelos Serviços Municipais na execução técnica da 2.ª Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Fafe, e de, obviamente, aceitar o cumprimento de uma alteração imposta pela Lei dos Solos. Contudo, ressalvamos algumas reservas relativamente ao sentido de voto apresentado, que poderá diferir em sede de votação da proposta final a ser apresentada após discussão pública”, referem.
Para os sociais-democratas, esta revisão seria uma “oportunidade para se redefinir a estratégia de planeamento e ordenamento territorial” — no que diz respeito ao sistema urbano, atividades económicas, ambiente, património, habitação, mobilidade e espaço público —, mas consideram que a câmara “não coloca no papel a sua visão e orientação política em termos de urbanismo para o nosso território”.
Consideram ainda que, apesar da Habitação, Atividades Económicas e Mobilidade serem eixos estruturantes para rever no PDM, também a atividade do Turismo deveria ser integrada nesta revisão. “O Turismo não está a ser considerado na proposta levada a discussão pública, e vamos propor que seja acolhido na versão final do PDM de Fafe”, referem, sugerindo a elaboração da “Carta Municipal do Turismo”, como forma a conhecer o impacto do turismo no nosso território e “servir como instrumento de suporte ao planeamento e ordenamento da atividade turística no concelho”.
Os vereadores do PSD apontam ainda o dedo à “falta de transparência” no processo de desenvolvimento desta revisão do PDM, considerando que “deveria ter uma maior participação por parte da população desde do início”. Recomendam então que seja realizada uma apresentação pública desta revisão e que sejam realizadas sessões de esclarecimento nas freguesias, “de forma a que todos os cidadãos tenham conhecimento e sejam esclarecidos dos principais objetivos e prioridades estratégicas sobre a gestão territorial de Fafe”.
Câmara de Fafe aprova proposta de revisão do PDM que estende áreas de acolhimento empresarial