Sexta-feira, Junho 21, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioCulturaSessão solene assinalou Centenário do Teatro Cinema de Fafe

Sessão solene assinalou Centenário do Teatro Cinema de Fafe

O centenário do Teatro Cinema de Fafe foi assinalado, na quarta-feira, com uma sessão solene que recordou os 100 anos sobre a inauguração e abertura daquela ‘jóia da coroa’ da cultura fafense. 

A sessão promovida pelo Município de Fafe teve lugar no Salão Nobre, apresentado ao público pela primeira vez depois de algumas intervenções e melhorias técnicas que acrescentaram dignidade e conforto ao espaço.

Enaltecendo a cultura como “fundamental para o desenvolvimento da sociedade”, o presidente da Câmara de Fafe, Antero Barbosa, destacou o Teatro Cinema ali homenageado como “um espaço difusor de cultura que trouxe e traz a Fafe grandes artistas e que permite que o concelho ganhe prestígio na região e no país.” O edil reafirmou o compromisso da câmara para que este “continue a ser um espaço de liberdade para as artes, um espaço para todos”.

Por sua vez, o presidente da Assembleia Municipal de Fafe, Raul Cunha, destacou o “momento histórico que permite, não apenas celebrar um marco na cultura local, mas também refletir sobre o impacto deste espaço no concelho”, descrevendo-o como “um símbolo vivo da paixão pela arte e cultura dos fafenses”. “É um farol para a promoção da arte, cultura, sempre ao serviço dos fafenses“, anotou. Em ano de celebração do cinquentenário do 25 de Abril, lembrou ainda a sua importância como “espaço de apoio e defesa da liberdade, onde se realizaram diversas reuniões contra o regime fascista.”

O historiador Artur Coimbra foi convidado a abordar o percurso da mítica sala de espetáculos de Fafe desde 1924 até à atualidade, destacando os principais momentos que marcam estes 100 anos de história.

Por fim, coube à vereadora da Cultura, Paula Nogueira, anunciar o programa “vasto e eclético” comemorativo deste centenário, que vai marcar a agenda cultural do concelho durante todo o ano de 2024, com concertos, espetáculos de ‘stand-up comedy’, dança, conferências e exposições.

A sessão contemplou três atos simbólicos: a entrega por Orlando Alves, presidente do Grupo Nun’Álvares, de uma cópia do guião original da peça apresentada há 100 anos, ao presidente do Município de Fafe; e a entrega pelo edil de dois álbuns de imagens evocativos do centenário. O álbum nº 1 da coleção foi entregue a Parcídio Summavielle, representante da família fundadora do Teatro Cinema, e o álbum nº 100 a José Ribeiro, ex-presidente de câmara que na época procedeu à aquisição do edifício e à realização da obra de recuperação do Teatro Cinema.

A sessão teve início com uma atuação de Miguel Costa (piano) e Rui Reis (saxofone), músicos da Academia de Música José Atalya, e terminou com uma performance teatral pelo ator Rui Rodrigues, que deu corpo a um viajante do tempo que trouxe ao palco do Teatro memórias dos primeiros anos de vida do Teatro Cinema de Fafe. À noite realizou-se um concerto de aniversário pelo fadista Camané, perante uma sala lotada.

Música, humor, teatro e dança: Conheça o programa comemorativo dos 100 anos do Teatro Cinema de Fafe

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes